Móveis planejados para apartamentos pequenos

Os móveis planejados podem ser excelentes aliados para a otimização dos cômodos de apartamentos pequenos, cuja disposição dos móveis demanda mais planejamento e organização.

Feitos sob medida, eles também auxiliam no aproveitamento de cada cantinho, de acordo com as características especiais dos ambientes, agregando funcionalidade, personalidade e beleza.

Entretanto, para alcançar os efeitos desejados, é importante que os móveis planejados sejam adquiridos e instalados adequadamente, além de serem feitos com materiais de boa procedência e qualidade. 

A contratação de empresas de engenharia civil em SP, ou até mesmo profissionais autônomos da área da decoração, como os arquitetos ou designer de interiores, é um investimento que também auxilia os proprietários de imóveis em obras nesse sentido.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Por que contratar empresas ou profissionais especializados para as obras?

A consultoria e gestão de empresas ou profissionais especializados e experientes pode se mostrar crucial no desenvolvimento do projeto, desde o planejamento até a execução dos serviços, passando pela escolha de materiais. 

Os profissionais têm contato com colaboradores de confiança para a mão de obra. Também estão sempre por dentro das tendências e lançamentos de materiais de construção e acabamentos. Ademais, eles costumam focar os esforços na realização de um projeto condizente com as expectativas dos clientes, principalmente com relação aos prazos, qualidade e estética.

Além disso, eles têm conhecimentos técnicos e experiência na profissão. Isso costuma ser bastante útil para a identificação e resolução de possíveis problemas. 

Um exemplo é a necessidade de impermeabilização de paredes internas, para que os móveis planejados não sejam danificados em pouco tempo. Portanto, cabe aos proprietários dos imóveis em construção ou reforma a compreensão de que não se trata de um gasto extra, mas sim de um investimento para que a obra alcance melhores resultados, que ficam com o passar dos anos. 

É preciso ter em mente que os profissionais podem, inclusive, ajudar o cliente a economizar, negociando um serviço de instalação de ar condicionado, por exemplo, ou guiando a escolha de revestimentos com boa relação custo-benefício.

Contudo, é fundamental que os proprietários de imóveis em obras busquem o máximo de informação possível sobre os serviços que podem ser realizados, como uma maneira de garantir as melhores escolhas para a sua residência, ou até mesmo estabelecimento comercial, empresarial e industrial.

Quando pesquisam sobre os assuntos relacionados aos móveis planejados, como a instalação de sacada de vidro para apartamento, por exemplo, os proprietários e moradores podem compreender melhor o próprio gosto. Também adquirem a capacidade de imaginar as melhores soluções para os espaços e descobrem as expectativas que têm para cada ambiente. 

Isso ajuda bastante na tomada de diversas decisões, principalmente na fase dos acabamentos das reformas ou construções.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Dicas infalíveis para aproveitar apartamentos pequenos com móveis planejados

Mobiliar um apartamento pequeno pode ser um desafio para grande parte das pessoas que vivem atualmente nos grandes centros urbanos. A falta de espaço parece deixar os proprietários dos imóveis com poucas opções, e muitas vezes o mobiliário encontrado nas lojas não serve ou não encaixa harmonicamente nos cômodos.

Nesses casos, o investimento em móveis planejados com certeza se mostra uma opção para aproveitar cada centímetro disponível, com beleza e funcionalidade, sem gastar preços exorbitantes por isso.

Algumas dicas são fundamentais para que os móveis planejados se adaptem bem aos espaços reduzidos e contribuam para o resultado desejado. Dentre elas, vale citar:

  • Preferir móveis que agreguem funcionalidade e praticidade no rotina;
  • Escolher móveis com mecanismos retráteis, reclináveis ou dobráveis;
  • Optar por mobiliários práticos, versáteis e que ocupem pouco espaço;
  • Quanto mais funções um móvel acumular, melhor para os usuários;
  • Investir em móveis suspensos, para economizar espaço e liberar circulação;
  • Considerar a criação de um mezanino, em caso de pé direito alto;
  • Promover a integração de ambientes por meio dos móveis planejados;
  • Criar formas de esconder o que não agradar, com armários fechados;
  • Expor compartimentos para itens que ajudam a compor a decoração;
  • Optar por portas de correr, que ajudam a economizar espaço;
  • Escolher puxadores pequenos ou embutidos, para não atrapalhar a circulação.

Tendo essas dicas em vista, o ideal é contar com um projeto de um profissional especializado. Nos casos em que houver um arquiteto ou designer de interiores acompanhando a obra, ele também pode intermediar essa instalação. 

No entanto, as marcenarias e empresas fabricantes de móveis planejados também contam com projetistas, que podem fazer desenhos e auxiliar na composição do mobiliário sob medida.

Na hora de definir cada detalhe, outras recomendações podem ser bastante úteis para economizar nos móveis planejados. São elas:

  • Matérias primas mais acessíveis resultam em armários mais baratos;
  • Verificar o custo antes de misturar materiais muito diferentes;
  • Materiais mais espessos costumam custar mais, mas são mais resistentes;
  • As cores mais convencionais podem ser mais baratas;
  • Prezar por opções de acabamento funcionais e com boa durabilidade;
  • Minimizar a quantidade de portas, gavetas e puxadores;
  • Tentar aproveitar móveis ou itens já existentes no espaço;
  • Criatividade e consultoria de profissionais auxiliam nas melhores soluções.

Vale a pena ressaltar que, se um dos objetivos ao escolher pelos móveis modulados for economizar, vale a pena considerar a opção dos móveis modulados. Eles são fabricados em módulos prontos, que são mais acessíveis porque não envolvem a projeção e desenho, o que também faz com que eles sejam entregues rapidamente. 

A desvantagem dos modulados, em comparação com os móveis planejados, é que eles não se adaptam tão perfeitamente aos espaços, e também podem dispor de menos opções de cores e materiais.

Benefícios do envidraçamento de sacadas para apartamentos pequenos

Nos apartamentos pequenos um dos grandes desafios é aproveitar ao máximo cada espaço, o que é bastante possível com o investimento em móveis planejados. Mas além disso, outra solução contribui para deixar as salas dos apartamentos mais espaçosas, acrescentando um ambiente que pode servir para diferentes funcionalidades.

É o envidraçamento de sacadas, que permite a otimização desse local, que geralmente não é bem aproveitado devido ao fato de ser aberto e, por isso, estar sujeito às intempéries. Portanto, dentre as vantagens de investir na sacada de vidro, principalmente nos que têm espaço reduzido, vale a pena citar:

  • Aparência moderna, que acrescenta sofisticação ao apartamento;
  • Proteção contra ventos, chuvas, poluição, sujeira e até maresia;
  • Proteção de móveis, plantas, pisos e artigos de decoração;
  • Proteção contra a incidência de raios ultravioleta;
  • Superfície resistente a impactos, que acrescenta segurança à sacada;
  • Redução da poluição sonora e dos ruídos no apartamento;
  • Integração da sacada com a sala, quarto ou outro anexo;
  • Aproveitamento da sacada ou varanda de acordo com o gosto do morador;
  • Possibilidade de criar espaço gourmet, com churrasqueira elétrica para espetinho;
  • Possibilidade de criar espaço para leitura, horta caseira, entre outros;
  • Facilidade de limpeza e manutenção dos vidros e mecanismos;
  • Melhor aproveitamento da luz natural, possibilitando até economia de energia;
  • Possibilidade de abertura total do vão com sistema de envidraçamento adequado;
  • Valorização do imóvel, devido aos benefícios da instalação.

Vale a pena ressaltar que antes da instalação é fundamental que os proprietários dos apartamentos entrem em contado com a administração dos condomínios para verificar se a melhoria está dentro das normas do prédio, assim como outras recomendações e normas de segurança. Isso é primordial para evitar conflitos e até a aplicação de multas, que podem inviabilizar o projeto de instalação da sacada de vidro.

A instalação e conserto de sacada de vidro devem ser feitas apenas por profissionais certificados, de empresas especializadas. Uma recomendação é a checagem da reputação da empresa, que pode ser feita com uma rápida busca pela internet.

Melhorias após planejamento 

Após o investimento em móveis planejados e envidraçamento de sacada, as melhorias no apartamento pequeno podem ser concluídas com alguns toques finais. Dependendo do piso dos ambientes, um tratamento pode devolver o brilho e a vida, como é o caso do polimento de granito ou da raspagem de assoalho.

Geralmente os projetos de decoração também preveem mobiliários como sofás e até acessórios como cortinas, tapetes, almofadas, vasos e outros itens, auxiliando na composição dos ambientes. A escolha dos itens é fundamental para criar espaços aconchegantes, atrativos e funcionais para os moradores.

Além disso, a escolha de quadros, peças decorativas, mural de fotos, letreiros e outros objetos ajuda a dar personalidade e vida para as residências, independente de serem apartamentos pequenos ou casas grandes.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
0
×

Carrinho

Tecnologia por NB8.digital Creative Ecommerce - WooCommerce