Em qualquer lugar onde se preparam alimentos, a funcionalidade é essencial. Em um espaço gourmet não é exceção. Durante a elaboração do seu projeto, é preciso considerar os movimentos e as ações que a pessoa terá ao elaborar um prato, de modo a melhorar a funcionalidade do espaço.

 

Caso você queira garantir que ela será impecável, a melhor opção é investir em móveis planejados, como um armário sob medida. Como as peças serão projetadas especialmente para o local onde serão instaladas, a área será aproveitada de uma forma mais eficiente. Do mesmo modo, será possível customizar a mobília, de modo que ela se adapte ao preparo dos pratos favoritos dos moradores do imóvel. Tudo isso ajudará a maximizar o uso do espaço gourmet, e consequentemente, trazer um retorno maior sobre esse investimento.

 

  1. Se for uma varanda, considere fechá-la

Como as metragens dos novos lançamentos imobiliários estão cada vez menores, os moradores desses locais precisam pensar em maneiras de usar o espaço disponível da forma mais eficiente possível. Na prática, isso significa que cômodos que anteriormente não recebiam muita atenção, como a varanda, ganharam vida nova.

 

Ter um espaço ou churrasqueira gourmet em casa é o sonho de muitas pessoas. Esse local é mais do que um mero ambiente para o preparo de alimentos, é um lugar para receber pessoas queridas e compartilhar bons momentos com elas. Porém, para que isso se concretize, há um aspecto que deve ser levado muito a sério pelos moradores do imóvel: a decoração. Isso pois, caso ela seja mal elaborada, o conforto ambiental – e, consequentemente, o uso do cômodo – será gravemente comprometido.

 

A boa notícia é que, como o mercado detectou a alta procura de materiais para espaços gourmets domésticos, quem pretende fazer uma intervenção do tipo em casa conta com diversas opções. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados, de modo a evitar que o sonho se transforme em pesadelo.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas essenciais para construir um espaço gourmet em sua casa.

 

  1. Defina o orçamento antes de tudo

Não tem jeito, obras custam caro. Entre a compra de materiais de construção, a contratação de um arquiteto para elaborar o projeto e a remuneração dos trabalhadores responsáveis por tirá-lo do papel, gasta-se uma boa quantia de dinheiro. Além disso, como quase sempre acontecem imprevistos, estourar o orçamento é algo corriqueiro.

 

A boa notícia é que todas essas dores de cabeça são evitáveis. Basta tomar uma medida simples: decidir o orçamento antes de fazer qualquer outra coisa. Assim, os proprietários do imóvel saberão o quanto podem gastar desde o início, o que por sua vez, ajuda a balizar a tomada de decisões importantes, tais como:

  • A contratação ou não de um decorador;
  • Quais serão os acabamentos usados;
  • Se os móveis serão planejados ou não;
  • Se os moradores vão arregaçar as mangas e assumir tarefas.

 

Da mesma maneira, é importante prever uma reserva de emergência desde o início. Assim, caso haja um imprevisto, isso não vai prejudicar as finanças da família.

 

  1. Escolha materiais adequados ao espaço

Ao montar um espaço gourmet em casa, é preciso ter em mente que sua estrutura será exposta a dois elementos muito críticos: o calor e a gordura. Juntos, eles podem destruir – ou ao menos danificar consideravelmente – materiais menos nobres, e consequentemente, menos resistentes. Portanto, é fundamental escolher as matérias-primas usadas com sabedoria.

 

Por exemplo, no caso de currasqueiras, o uso do tijolo refratário é uma excelente ideia. Como esse item é projetado e fabricado de modo a suportar altas temperaturas sem sofrer danos, ele terá uma vida útil longa caso seja colocado próximo às chamas. O mesmo não se aplica a tijolos regulares, que tendem a apresentar uma série de danos.

 

  1. Conte com móveis que melhorem a funcionalidade

 

No caso desta última, uma das formas mais comuns de usá-la é transformá-la em um espaço gourmet, principalmente se ela tiver uma churrasqueira. Se essa for a sua opção, é interessante considerar a instalação de uma cortina de vidro para varanda. Instalada no vão entre o guarda corpo e o teto, ela funciona como uma espécie de janela, protegendo o ambiente dos efeitos do tempo. Deste modo, seu espaço gourmet poderá ser usado sem maiores problemas a todo momento, faça chuva ou faça sol.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho

Tecnologia por NB8.digital Creative Ecommerce - WooCommerce