Quarto contemporâneo: muitos estilos para montar!

O contemporâneo é um estilo para as pessoas que buscam uma vida com mais praticidade, mas sem tirar o glamour. As referências do século vinte vem com força neste tipo de decoração moderna. As cores sóbrias, móveis minimalistas e elegantes são as chaves para tornar este tipo de estilo muito versátil e amado pelo mundo. 

As outras tendências de decoração também podem te dar um norte no quesito contemporâneo, pois ao ter sido criado na segunda parte do século vinte, o contemporâneo tem uma característica muito ampla, podendo misturar vários objetos dos estilos de outras épocas  também. Veja mais sobre o estilo contemporâneo e como decorar o seu quarto!

Sobre o estilo contemporâneo

A seguir vamos viajar para o século vinte, para conhecer sua origem mais a fundo e o conceito do estilo contemporâneo, a fim de destacar algumas diferenças entre outros estilos semelhantes para te ajudar na hora de escolher as melhores combinações de cores e móveis do seu quarto. Confira:

Origem e conceito

O conceito contemporâneo vem com referências da segunda parte do século vinte, na mesma época em que o mundo vinha se recuperando de uma guerra, e portanto, a economia mundial estava abalada e só o centro do sistema tinha uma boa estabilidade financeira.

Dessa forma, o estilo contemporâneo surge de uma época em que não se tinha muito poder aquisitivo, possibilitando uma decoração um tanto sucinta e de matérias-primas mais populares, mas não deixando de dar um toque de soberania ao ambiente, fazendo jus ao gosto da população da época.

Plantas e madeiras passam a ser itens imprescindíveis para a decoração neste tipo de estilo, ao mesmo tempo em que a movimentação e as curvas são pontos importantes para dar um toque de leveza ao cômodo, que não deve ficar carregado com muitos detalhes. A organização, as cores e as linhas simples são as características mais comuns de quartos com este tipo de decoração. 

Diferenças entre contemporâneo, moderno e minimalista

Apesar de parecidos, há muitas diferenças entre os três tipos consagrados: o contemporâneo, moderno e o minimalista.

O contemporâneo acontece depois do moderno, então a sua diferença mais expressiva é o movimento. Todas as suas curvas demonstram uma tecnologia que ainda não era muito visível na época do surgimento do estilo moderno, que poderia ser o sinônimo de novidade e praticidade com detalhes em linhas retas, mas expressivas, apostando muito em metais e transparência.

Já o minimalismo, apesar de flertar muito com o estilo moderno por também apostar em linhas simples, possui uma característica única de estilo de vida, que é o famoso “viver somente com o essencial”, com poucas cores e formas geométricas que dão um ar de clean. Raramente veremos metais muito trabalhados em ambientes deste tipo de decoração.

Características de um quarto contemporâneo

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o estilo contemporâneo e suas distinções, daremos dicas sobre como mobiliar seu quarto contemporâneo e trazer os traços certos para seu espaço, tornando ele o seu cantinho favorito da casa!

E não é só a mobília em si que faz um estilo contemporâneo, mas também a praticidade, organização e até mesmo atitudes como o uso tecnológico e transformá-lo em uma arte. Veja as principais características de um quarto contemporâneo abaixo.

Móveis modernos

Os móveis modernos podem ser fáceis de serem encontrados e são perfeitos para locais pequenos, pois sua funcionalidade é uma das características desse estilo, junto com a ordem, simplicidade e finalmente, a elegância.

Para começar a procurar móveis, precisamos primeiro pensar que a simplicidade não é apenas para aqueles que querem economizar, pois são facilmente transformados em design elegantes.

Procure móveis que tenham detalhes em madeira, de formatos mais suaves e menos geométricos.

Menos é mais

Esse estilo dispensa desarrumação e um ambiente entulhado, portanto, menos é mais! Aposte em objetos funcionais e simples com cores neutras como o branco, cinza e preto (sem que seja a cor predominante). Essas três cores costumam ser um coringa para as decorações de todos os cômodos, pois combinam com qualquer outra cor e até acessórios de tons mais vibrantes.

No entanto, tome cuidado para não encher o ambiente de detalhes. Quanto menos acessórios, melhor. Opte também por itens de decoração pequenos e que não chamem muita atenção. Dar leveza ao seu quarto é imprescindível para este estilo. Quadros, plantas e pequenos objetos costumam combinar bem com o ar contemporâneo.

Cores e texturas

Aposte em cores e texturas neutras sem muita textura e uma base lisa, pois o que fará seu quarto fabuloso são os detalhes pessoais que você vai dar e como tudo na vida muda, assim como o seu gosto pessoal, as cores neutras e uma base lisa permitirão uma praticidade a você, que vai poder decorar o seu quarto quantas vezes quiser.

Para que tudo fique organizado na hora de escolher seus móveis e objetos, faça uma paleta de cores segundo o seu gosto e compre tudo conforme os tons dela. 

Ambiente limpo e organizado

Para o estilo se destacar, é extremamente importante que você dedique um tempo para a limpeza e a organização do seu quarto. Se você costuma ser uma pessoa mais desorganizada e bagunceira, talvez o contemporâneo não seja o estilo de decoração ideal. A organização e a ideia de que tudo se encaixa é um dos grandes traços da “vibe” contemporânea, e a limpeza é um grande requisito para mantê-la perfeita e com um ar de ambiente funcional.

Tenha uma rotina para ajudar na limpeza e no seu dia a dia, pois quando mantemos ela e realizamos as tarefas, conseguimos fazer com que o ambiente esteja sempre organizado e limpo, sem maiores problemas.

Luz natural

A luz natural pode dar todo aquele charme, pois podemos usar ele como parte da decoração. Aposte em um cômodo claro e com pontos de luz, com a ajuda de janelas grandes e cortinas lisas e claras, permitindo a passagem de raios de sol ao amanhecer, principalmente. 

As cores das paredes influenciam muito na captação da luz, e para fazer um ambiente claro, é essencial que os objetos conversem com a luminosidade. Portanto, é muito importante que as tonalidades do seu quarto estejam de acordo com uma paleta de cores amigáveis, mantendo sempre um equilíbrio na composição de cor.

Uso de plantas

As plantas podem e devem ser utilizadas na decoração do seu quarto! Ela pode mudar totalmente um local e torná-lo muito elegante. Podemos usar tanto trepadeiras como ramos de flores em vasos bonitos e simples na cabeceira de sua cama, por exemplo. Ou usar cactos, se você não tem muito tempo para fazer manutenções demoradas em suas plantas.

As cores e as espécies ficam ao seu critério e gosto pessoal, você inclusive pode usar algumas flores para dar um toque mais pessoal ao seu quarto e para trazer certos climas ao ambiente. 

Outros estilos de quarto

A seguir, você irá descobrir outros conceitos que podem ser aplicados na decoração do seu quarto além do contemporâneo. Veja cada um deles e suas características.

Estilo industrial

O estilo industrial é um estilo forte e pesado que utiliza metais e correntes de uma cor mais queimada e envelhecida. O objetivo é deixar o ambiente mais pesado com detalhes industriais, com a cara da modernidade mundial. Este tipo de estilo combina muito com as pessoas de personalidade mais fortes e decididas, que não têm medo de errar ou até de pesar a mão na decoração do ambiente.

Esse estilo está muito em alta em casas e apartamentos de alto padrão para famílias jovens, pois o seu ar despojado e arrojado passa um clima de poder e jovialidade.

Estilo moderno

Esse estilo vem da época do modernismo, flertando com o minimalismo mas com um tom de ousadia e novidade que é detestado por pessoas minimalistas. Vidro, metais e luz natural são como uma fórmula mágica para o estilo moderno, pois embora o cenário seja bastante clean, você pode abusar das cores fortes, como o vermelho ou amarelo.

Estilo romântico

O estilo romântico é para pessoas meigas que gostam de fluidez e estampas, com cores amenas e desenhos da natureza.  Os pequenos detalhes como flores e suculentas colocados nos cantos do quarto são charmes naturais.

Os móveis podem ter texturas e cores diferentes para agregar mais valores ao ambiente romântico, que tem como objetivo ser bastante aconchegante. Aposte em bastante quadros com fotos de pessoas queridas e objetos de valores bastante sentimentais.

Esse conceito é completamente diferente do contemporâneo e dos demais listados neste artigo, já que o minimalismo e os outros estilos modernos não costumam levar muitos detalhes sentimentais em sua decoração.

 

Estilo vintage ou retrô

O estilo retrô, que também é chamado de vintage, é uma releitura dos anos 50, 60, 70 e 80, com cores vivas e texturas diferentes, mais difíceis de combinar fora desse tipo de estilo. Um quarto vintage tem muita personalidade e é bastante marcante, portanto não é muito recomendado para pessoas que não gostam de muitos detalhes na decoração. 

Além de ter muitos tipos de design possíveis, podemos criar até uma atmosfera hippie e despojada com cores vibrantes como laranja, vermelho, verde e marrom. Usando mandalas e até mesmo abajures como decoração.

O quarto contemporâneo traz o design mais atual possível!

Agora que leu este artigo, o design do seu quarto ficará lindo. Anote todas as dicas e salve as referências para ter sempre em mãos as melhores ideias e inspirações. 

Lembrando que o nosso quarto é sempre um dos cômodos que passamos mais tempo, é importante que a gente se sinta confortável e que ele tenha um toque bastante pessoal mesmo nos mínimos detalhes.

Siga as dicas apresentadas e inove o seu quarto com o estilo contemporâneo!

 

Deixe uma resposta