Os aparadores são móveis menos conhecidos em relação a outros elementos tradicionais da mobília residencial, como mesas, estantes e armários, mas a presença deles é cada vez maior nas casas e apartamentos, por causa do seu auxílio aos métodos de decoração.

E quando se fala em decoração, não estamos falando apenas do teor visual, mas também do auxílio que esses móveis podem trazer para a organização do ambiente, ajudando a ornamentar com a cores e materiais dos outros elementos utilizados no espaço.

Pensando no estilo de decoração moderno, um design mais minimalista, ou que aposte em uma ornamentação natural, é um dos mais adotados pelos especialistas em decoração, em processos não só ligados aos enfeites, mas também à organização base do lugar.

Um dos maiores desafios dos profissionais de serviços de avaliação imobiliária talvez seja justamente encontrar um ambiente que destaque o seu estilo natural, indo em contraste com a decoração urbana comum de ser encontrada nos centros urbanos.

E se o objetivo aqui é falar sobre como os aparadores para a sala são objetos que podem trazer elegância e utilidade à sua organização, antes é importante explicar melhor sobre quais são as serventias que essa mobília pode trazer ao seu lar.

As características de um aparador

Quando se fala em aparador, é fácil vir a sua mente a imagem de um aparador de grama, aquele objeto responsável por aparar a grama alta no jardim e no quintal.

O aparador para a sala não vai cortar nenhum tipo de mato na sua sala, se esse for o seu nível de contato com uma decoração natural, sendo um móvel que se aproxima da função de uma mesa de centro, porém com um design próprio para cantos menores.

Eles ajudam a compor o visual do ambiente, principalmente em locais extensos, preenchendo um vazio deixado no clima do local, além de também ter outras funções mais práticas, servindo quase como uma prateleira a nível do chão.

O aparador para sala pode servir como um depósito de livros, revistas, além de outros materiais que estariam espalhados pela casa, funcionando quase como uma caixa de passagem, aquele receptáculo nos quais os fios elétricos são reunidos.

Além de integrar o visual do ambiente só pela sua presença no local, os aparadores de sala também podem ser compostos com os objetos neles depositados, como flores e outras peças chamativas ou delicadas, de acordo com o contraste ou conciliação com o ambiente.

E para casar com a decoração do local, é importante ficar atento ao modelo escolhido durante a compra do seu aparador para sala, para que ele se adeque a organização da sua sala de estar, ou então se destaque positivamente.

Tipos mais comuns de aparadores

Na mesma medida que os aparadores para sala tornam-se objetos comuns, a sua variedade de estilos e materiais começa a se tornar ainda mais diversa, com os designer de móveis pensando nas diferentes combinações que podem ser feitas com tais objetos.

Apesar dessa variedade de estilos, os aparadores seguem destacando-se pela sua praticidade, adaptando-se à estrutura do seu lar, diferentes dos móveis de parede, que para uma boa fixação necessitam de uma boa furadeira parafusadeira elétrica.

Com base nessa pluralidade de designs e com diferentes formas a serem conciliados com a decoração da sua sala, antes de comprar o seu aparador é importante ficar atento a algumas das suas particularidades.

Materiais

De forma geral, os aparadores para sala são constituídos principalmente de materiais com base em madeira, dando destaque para três modelos específicos, os de madeira maciça, de MDP e de MDF.

Os aparadores de madeira maciça se destacam pelo visual rústico, contando com uma placa de maior volume de madeira, tendo também uma resistência maior, ideal para apoiar materiais pesados ou até mesmo uma grande coleção de livros, daqueles de mil páginas.

O MDP é uma sigla para Medium Density Fiberboard, uma placa de fibra de média densidade que funciona através da disposição de placas coladas por uma resina e fixadas por pressão, são bons em absorver tintas, por isso indicados para peças coloridas.

Já o MDF (Medium Density Particleboard) se constitui de três camadas, uma mais grossa envolta por duas placas mais finas. Indicado para estruturas retas, sendo menos maleável, casa com decorações modernas, como o escritório de uma empresa de automação.

Acabamento

Dando os toques especiais na decoração desses objetos, o estilo de acabamento é o que dá vida para o material utilizado na confecção do móvel, podendo contar com uma ornamentação mais rústica, natural ou até moderna, dependendo da decoração.

Normalmente, eles contam com suportes metálicos em sua base, dando volume e nivelando o objeto, além de divisórias e prateleiras de vidro, que aumentam a sua usabilidade, ao mesmo tempo que entregam um visual mais requintado para os aparadores.

Alguns modelos maiores podem até operar como pequenos armários de chão, deixando as paredes livres para outros materiais de decoração, como quadros, ou até mesmo para um exaustor de parede, caso ele seja necessário no seu lar.

Tamanho

Os aparadores trabalham com diferentes tamanhos, e ao contrário da crença popular, de que esses são móveis são adequados apenas para ambientes extensos, eles também podem encontrar espaço em locais menores, dependendo do seu tamanho.

Além disso, é preciso pensar no espaço ocupado por uma mesa de centro em apartamentos pequenos, com um aparador para sala apresentando como uma opção que aproveita muito melhor o ambiente disponível.

É uma situação parecida com a funcionalidade de uma régua rack 8 tomadas, que mesmo sendo um objeto mais extenso do que uma tomada elétrica comum, ele possibilita uma melhor organização das conexões elétricas, organizando o espaço do lugar.

Preço

O preço é outro fator importante durante a compra desses móveis, podendo causar uma alteração na verba disponível para a decoração do seu apartamento, mas assim com a sua utilidades, os aparadores para sala podem ser encontrados em diferentes valores.

Além dos modelos mais baratos, que podem ser achados a partir de R$100, existem também os modelos premium, capazes de superar a faixa de R$2 mil, mas em geral costumam variar entre uma média de 200 a 400 reais.

No geral, essa costuma ser uma compra de bom custo-benefício, levando em contas as diversas utilidades que esse móvel é capaz de trazer ao seu lar.

As vantagens desse móvel

Os benefícios dos aparadores de sala são tantos que a sua utilização não é exclusiva desse cômodo de estar, podendo ser utilizado também em espaços como:

  • Escritórios;
  • Varandas;
  • Hall de entrada;
  • Quartos.

As possibilidades são enormes, só ficando restrito o seu uso em corredores, para que nenhum visitante machuque os dedos dos pés esbarrando no móvel. Além do ambiente residencial, os aparadores podem ser usados em clínicas e consultórios.

É importante voltar a destacar a função de decoração desses objetos, podendo ser combinados com diversas outras peças, combinando com o estilo dos outros móveis dispostos no ambiente, mas também com objetos como flores e porta-retratos.

Afinal, além do seu teor decorativo os aparadores também servem para outros propósitos, podendo servir como pequenas bibliotecas ou como ornamentos de apoio ao jardim, com o uso de plantas e outros itens decorativos de caráter natural.

E assim como um secador de ar filtra o ar disponível, para ser utilizado em tubulações hidráulicas industriais, com objetivos específicos, os aparadores de sala também são objetos com funções particulares, porém adaptando-se ao gosto do decorador.

Com o conjunto de vantagens apresentadas, a compra de um aparador para sala parece de fato ser uma boa compra para o seu lar, sendo preciso agora somente saber onde encontrar tais móveis de decoração.

Onde comprar o meu aparador?

Os aparadores para sala, ou para qualquer que seja o cômodo ao qual você pretende acomodá-lo, antes eram mais comuns de serem encontrados em lojas exclusivas, voltadas ao meio de decoração.

No entanto, com a expansão de seu uso nas decorações mais variadas, ampliou-se também a venda desses móveis para estabelecimentos mais populares como as lojas de móveis, assim como as de departamento.

Portanto, com a adesão do público cada vez maior ao comércio digital, a compra do seu aparador pode ser feita tanto em uma loja presencial como nas plataformas virtuais de vendas, podendo ser comprados juntos aos produtos feitos por uma fabrica de mezanino.

No fim, o crescimento na venda de aparadores se dá pela sua gama de utilidades, que começam pelos seus quesitos de decoração, mas expandem-se também para as possibilidades de uso desses móveis em sua sala ou cômodo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta