Com o agravamento da crise econômica no mercado brasileiro, quem deseja decorar suas casas em Campinas ou transformar alguns ambientes como salas e escritórios, normalmente, busca por soluções mais práticas e econômicas.

Contudo, é importante que o resultado final seja esteticamente agradável e envolva um local bem decorado, sem que haja a necessidade de arcar com grandes despesas.

A notícia boa é que, com algumas dicas, é possível encontrar exemplos de decoração com soluções simples e baratas.

Siga com a gente e confira alguns truques que preparamos para te ajudar nessa missão.

Planeje com antecedência

Independentemente se você deseja comprar um apartamento sem mobília ou decorar um imóvel onde já mora, é importante planejar com antecedência, antes mesmo de sair comprando móveis e objetos.

Para isso, coloque no papel tudo o que você deseja mudar em cada ambiente, escolha o estilo de decoração que mais te agrada e busque por algumas inspirações em sites como o Pinterest.

Depois disso, liste todos os itens que precisa – quais podem ser reutilizados e quais devem ser comprados – e comece, então, a sua busca por orçamentos.

Nesse momento, considere o custo-benefício de todas as opções para encontrar as mais adequadas às suas necessidades.

Também é importante estabelecer um limite máximo de gastos para não ter surpresa negativa com as suas aquisições.

Use o que você já tem

Primeiramente, organize o seu imóvel e limpe os objetos decorativos que você já tem. Depois, verifique se existe a necessidade de fazer alguns reparos na pintura das paredes.

Caso a sua propriedade já tenha móveis e acessórios, analise o que está em bom estado e o que precisa ser repaginado.

Muitas vezes, basta garantir um novo acabamento ou mudar uma peça de lugar para renovar a estética dos cômodos.

Além disso, sofás e poltronas mais antigos podem ganhar uma nova forração. Já os móveis de madeira podem ser lixados e envernizados para transmitir uma estética mais interessante.

Compre novos itens

Se você pretende decorar o seu imóvel com economia, uma boa dica é investir em objetos de segunda mão, que podem ser comprados em antiquários, feirinhas de artesanato ou, até mesmo leilões. Contudo, é fundamental que eles estejam bem conservados.

Você também pode pesquisar por lojas que estejam realizando promoções.  Nesse momento, apostar em peças mais neutras e com acabamentos mais simples pode ser o melhor caminho para garantir uma decoração versátil, econômica e funcional.

Algumas peças simples como almofadas, tapetes, cortinas, toalhas e roupas de cama, quando bem escolhidas, podem deixar os seus cômodos mais vibrantes e elegantes.

Por fim, também vale à pena apostar no toque de vida das plantas para transformar os seus ambientes.

Coloque a sua criatividade em ação

Sem dúvidas, algumas ideais sustentáveis também são muito bem-vindas no momento de criar uma decoração econômica.

Para isso, vale pesquisar por referências para reutilizar alguns itens que iriam para o lixo. Palets, pneus, cavaletes, carretéis industriais e garrafas PET podem ser customizados e transformados em itens decorativos super estilosos.

Inclusive, inúmeras peças de design renomadas foram criadas a partir de canos de PVC e folhas de papelão. Pranchetas, molduras vintage e grades também são opções muito requisitadas na hora de compor a decoração das paredes dos ambientes.

Enfim, curtiu ficar por dentro das dicas para decorar a sua casa ou apartamento com mais economia?

Se esse artigo foi interessante para você, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais, com certeza, esses truquem podem ajudar muitas pessoas que desejam renovar a home decor sem ter que gastar rios de dinheiro com isso.

Artigo escrito por Ricardo Agostinho

Deixe uma resposta