Quem tem uma sala pequena sabe como é difícil arrumar uma decoração que a destaque sem acabar por entulhar o local com móveis e objetos, pois não é preciso muitos itens para que isso ocorra. Um sofá a mais, um rack mais largo, uma mesinha e pronto, acabou-se o espaço disponível e até a circulação por ali fica prejudicada. Porém, existem alguns truques que você pode usar para ganhar mais espaço para a sua sala, aproveitar melhor o tamanho ou, pelo menos, causar a impressão de que a sala é maior do que realmente é. Separamos 4 deles para você. Confira!




decoracao-de-salas-pequenashttps://imagens-revista.vivadecora.com.br/uploads/2015/08/Decora%C3%A7%C3%A3o-de-salas-pequenas.jpg

1. Derrube as divisórias

O primeiro truque é para ganhar um pouco de espaço ou pelo menos dar essa sensação. Para isso, você precisa derrubar uma das divisórias da sua sala. Pode dar trabalho, mas o resultado final compensa quando bem executado porque a sensação provocada é de que a sala se tornou mais ampla, pois tendemos a vê-la em conjunto com outro cômodo.

Geralmente, a divisória escolhida para ser derrubada é a da cozinha, o que permite integrar os dois ambientes. Você pode até derrubar só metade da parede e converter a que restou em um balcão, ou seja, transformar a sua cozinha em uma cozinha americana. E, ainda assim, a sensação de aumento de espaço que a sala terá será significativa.

3http://www.kzablog.com.br/wp-content/uploads/2013/09/1025253feee754a32ac7795394985410.jpg

2. Papel de Parede

O segundo truque é o papel de parede. Você mesmo pode aplicar ou contratar um profissional. Não tem muito segredo! Existem vários tutoriais no Youtube ensinando como aplicar.

Ao olhar a foto acima, o que mais lhe chama atenção? A maioria irá dizer: o papel de parede.

Sim, o papel de parede é muito utilizado para aumentar o tamanho do espaço da sala. Faça o teste! Ao invés de pintar a parede, porque você não tenta o papel de parede?

4http://voceprecisadecor.com.br/wp-content/uploads/2015/09/salas-pequenas-09.png

3. Use móveis planejados ou multiuso

O terceiro truque é para aproveitar melhor o espaço disponível evitando desperdícios – como cantos sem uso porque um móvel não coube direito. Então, a melhor opção é escolher móveis planejados na hora de decorar sala pequena. Como são feitos baseados nas medidas existentes e disponíveis no cômodo, eles são a melhor alternativa de decoração atual. Você também terá a vantagem de decidir quais cores, acabamentos e materiais serão utilizados. A personalização pode ser realizada conforme a sua escolha!

Outra alternativa interessante é optar por móveis multiuso, pois eles integram várias funcionalidades. Por exemplo, sofás com gavetas, sofás-camas, armário com tábua de passar embutida etc. Um deles vale por dois! Vale muito a pena!

fonte: http://casa.abril.com.br/materia/50-salas-pequenas-e-cheias-de-estilo#46

4. Cores claras

O uso de cores claras é bem comum quando se trata de ambientes pequenos, pois a tonalidade mais clara ajuda a espalhar melhor a luz, deixando o local mais “amplo”. Você pode potencializar esse efeito não só com a pintura das paredes, teto e pisos, mas usando móveis claros também. Tapetes, sofás, mesas, todos em tons claros podem ajudar e muito a tornar sua sala “maior”.

Busque utilizar objetos coloridos para dar um pouco mais de vida na decoração, evitando que o visual da sala fique meio monótono, assim como o quadro colorido da foto acima.

Você pode optar por peças de decoração translúcidas ou metálicas. As translúcidas deixam a luz passar, dando a impressão de que ocupam menos volume do que peças feitas de texturas e cores mais sólidas. Já as metálicas refletem melhor a luminosidade do ambiente, ajudando a clarear a sala e, consequentemente, auxilia na impressão de que ela é maior.

Escrito por Matheus Bertoluci do Blog Poster Express.




4 comentários sobre “Guest Post: “4 truques para decoração de salas pequenas!”

  1. Que sala incrível, adorei as dicas.

  2. Show amei as dicas.

    1. Olá Venice! Que bom que gostou! Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *