O painel verde artificial é uma excelente opção para jardim, principalmente para pessoas que tem um espaço um pouco mais reduzido no imóvel e ainda assim desejam uma área verde que se destaque e traga a sensação de renovação e ligação com a natureza.

Muitas pessoas utilizam os jardins verticais como uma forma de lidar com a falta de espaço em imóveis menores, sem precisar abrir mão de um espaço para relaxamento em seus imóveis, utilizando áreas como varandas e sacadas com um climatizador evaporativo para criar ambientes decorados.

Entretanto, esse tipo de jardim requer uma série de cuidados, que devem ser realizados de maneira permanente.

Isso vai desde a escolha das plantas, que devem ser planejadas de acordo com o clima da cidade em que o imóvel se encontra, até outros elementos importantes, como a quantidade e período de regas e até mesmo a colocação de adubo em alguns casos.

Com um ritmo corrido e cada vez mais desgastante nos grandes centros urbanos, algumas pessoas só desejam chegar em casa e curtir um período de lazer e descanso, sem precisar criar uma segunda rotina em suas casas.

Porém, estas pessoas nem sempre estão dispostas a abrir mão da área verde no imóvel, seja por gosto pessoal e vontade de ficar em um ambiente assim, ou para efeitos decorativos em um cômodo específico, como a recepção de uma administradora de condomínios.

Para estes casos, o painel verde artificial pode ser uma excelente alternativa, uma opção fácil e prática de lidar com esse tipo de decoração sem que você precise se preocupar com a manutenção diária do espaço.

O painel artificial também tem outras vantagens, que vão muito além do efeito estético. Muitas vezes, esse tipo de painel é acoplado com isolamento térmico e acústico, permitindo que você tenha um ambiente muito mais confortável e aconchegante.

Dessa forma, você também evita incomodar vizinhos com barulho, uma vez que o painel irá reduzir os ruídos e permitir que você aproveite melhor uma reunião de amigos e familiares, sem se preocupar tanto com o barulho, desde que não haja excessos.

Além disso, o painel verde não precisa ser irrigado, o que representa uma economia nos gastos de água, sendo uma ferramenta que se torna sustentável sem perder a beleza e o estilo da decoração que você escolheu para o cômodo, usando artefatos de metal para completar a composição.

Este material é até mesmo resistente ao ar-condicionado e a alterações bruscas de clima, o que evita a necessidade de cuidados especiais e de manutenções que podem se tornar custosas para manter o ambiente decorado de maneira efetiva.

Para você mergulhar de cabeça nesse modelo de decoração e aplicar com qualidade e com segurança em seu imóvel, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes que podem ser utilizados em seu design.

Quanto mais você utiliza ferramentas modernas para criar um ambiente único, mais atenção é necessário para que você utilize o produto da melhor maneira possível, garantindo que o ambiente de sua companhia de automação para empresas ficará exatamente como você estava planejando.

Por isso, identificar a melhor maneira de usar o painel verde vertical é compreender suas possibilidades e trabalhar com esse tipo de recurso da melhor maneira possível.

Como funciona um painel verde artificial?

Para instalar um painel verde artificial, você pode escolher dentre uma série de modelos disponibilizados por várias companhias.

Estes modelos refletem plantas verdadeiras e podem passar uma impressão mais adequada para o estilo de decoração que você deseja utilizar.

Normalmente, as peças são vendidas separadamente, e colocadas em um ambiente com a ajuda de um profissional na área em projetos de engenharia.

Estas peças podem ser instaladas tanto em áreas internas quanto externas, e é muito comum sua utilização em espaços com pouca ventilação ou que não recebem o impacto direto da luz solar, uma vez que as plantas artificiais não requerem nenhum destes modelos.

Um painel verde costuma medir em torno de 50cm por 50cm, sendo que você pode dividi-lo na metade para fins de acabamento, adaptando o material para o ambiente onde ele está sendo inserido.

Isso significa que para cada metro quadrado na parede que o painel será instalado, você precisa de quatro placas inteiras. Estas peças costumam ter moldura flexível e conectores internos, sendo fáceis de instalar e de fácil utilização com uma placa solar energia.

Basta encaixar as placas entre si para montar o jardim de forma completa. Entretanto, para evitar que o painel fique diferente da parede na qual ele está sendo inserido, o ideal é que você aplique com a ajuda de um profissional de decoração.

Onde usar um painel verde?

Agora que você já entende um pouco da funcionalidade e da praticidade do painel verde artificial, é importante entender onde você pode usar a peça, aproveitando para decorar diversos ambientes de maneiras diferenciadas.

É importante ter em mente que cada casa é única, e você precisa identificar onde melhor a peça se adapta para você ter um ambiente de qualidade para aplicar esse tipo de material, conseguindo um ambiente muito mais adequado a longo prazo.

Varandas

Uma das utilizações mais populares do painel verde é nas varandas. Estes ambientes normalmente são escolhidos para criar uma área verde para o imóvel, e o painel dá um toque especial na decoração.

A ideia por trás da composição na varanda é criar um ambiente de selva urbana, misturando o moderno com o natural, principalmente com o uso de objetos decorativos e uma boa iluminação para criar o ambiente perfeito para um inventario de flora, por exemplo.

Com uma poltrona de qualidade, você acaba criando um espaço ótimo para relaxar e aproveitar sua leitura em um final de semana, trabalhando de maneira muito mais efetiva para conseguir um bom recurso nesse meio de aplicação do material.

Por conta do painel ser artificial, não há uma preocupação maior com as variações climáticas, que podem ser constantes na área externa de sua casa, principalmente se a varanda não possuir um fechamento com vidro ou outro material.

Neste caso, é importante que a escolha dos outros objetos decorativos também seja realizada com materiais resistentes, para que você não tenha problemas futuros ao utilizar o espaço de maneira mais ampla.

A incidência de iluminação natural não é uma preocupação neste caso, e você pode pensar no ambiente aplicando uma luz artificial de qualidade para criar um clima mais íntimo e aconchegante.

Corredores

Os painéis verdes podem ajudar muito a decorar um corredor em específico, usando-o como uma parede viva e dando muito mais personalidade para o local.

Esse tipo de ação torna o ambiente muito mais interessante, principalmente se não houver espaço para objetos decorativos. Neste caso, a parede acaba tirando a impressão vazia que o corredor pode proporcionar.

Em ambientes comerciais, as possibilidades são ainda maiores. Ao aplicar o material em uma parede de corredor, você acaba criando um espaço único para seu estabelecimento, que pode ser utilizado como uma forma de atrair o público.

Fazer uma parede própria para fotos pode acabar atraindo seus clientes para a loja, principalmente no caso de empresas de moda e beleza, que trabalham com composições interessantes e este ambiente pode ajudar a complementar um look.

Muitas pessoas gostam de ter ideia de como as peças ficariam em um ambiente fora de provadores convencionais, o que torna a parede verde artificial uma excelente oportunidade de testar em um local elegante e charmoso suas fotos.

Assim, você cria em seu estabelecimento um local cool e interessante, o que pode ainda atrair influenciadores para experimentar o espaço e acabar ampliando suas oportunidades de negócio.

Recepção

Outro ambiente muito interessante para aplicar a parede verde é na recepção. Seja em um prédio ou um estabelecimento comercial, como uma empresa de serviço de licenciamento ambiental, a parede verde traz conforto e beleza para o local, garantindo mais tranquilidade para quem está entrando no espaço.

O verde, de acordo com a filosofia chinesa do Feng Shui, representa a madeira, que é expansiva e leva sementes de um lado para o outro. 

Por isso, sua utilização na decoração é ideal para:

  • Florescimento de projetos;
  • Realização de sonhos;
  • Nascimento de inspirações;
  • Conquista de objetivos.

Portanto, colocá-lo na entrada de seu estabelecimento ou de um ambiente comum para um grupo de pessoas pode ser ideal para aplicar com mais qualidade esse tipo de material.

Considerações finais

O painel verde artificial pode ser uma excelente maneira de criar uma decoração natural sem precisar se preocupar com uma manutenção mais frequente, que acabará tomando um tempo maior de seu dia e uma atenção que deve ser constante.

Com isso, aplicar este material artificial garante que você terá uma excelente estrutura para a decoração, com a qualidade que deseja e poderá aproveitar o espaço em seu tempo livre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta