Se você está querendo restaurar aquele móvel antigo ou  dar uma cor a uma peça e não sabe por onde começar, então você está no lugar certo.

Olá pessoal!

Hoje quero falar um pouco pra vocês sobre uma das coisas que mais amo fazer, além de projetar mobiliário, que é a pintura e laqueação sobre a madeira. Além de falar sobre os tipos de tinta para madeira, também quero expor algumas experiências e resultados que cada tipo de tinta proporciona sobre a madeira e explicar um pouco mais sobre as suas diferenças e métodos de aplicação.

Como disse anteriormente amo pintura em madeira e faço isso desde os meus 15 anos. Durante esse tempo errei e aprendi muito sobre técnicas e tipos de tinta. É muito frustrante quando um processo de pintura dá errado não só pelo tempo perdido, mas também pelo prejuízo dos materiais e o re-trabalho para reparo da pintura. Por isso, criei esse artigo para você entender um pouco mais sobre essa técnica que pode até ser simplória para alguns, mas para outros é uma arte, onde você transforma um objeto dando-o outra identidade mediante a simples mudança da cor.

Laquear-móveis

 

TIPOS DE TINTA PARA MADEIRA

Atualmente encontramos no mercado muitas variedades de tipos tinta para madeira, MDF, aglomerados e compensados. Cada uma delas tem função especifica e indicações para cada ocasião. Para você não errar na hora da compra da tinta, preparei uma lista das mais usadas para pintura em madeira. Vale lembrar cada tinta possui um método diferente de aplicação e, muitas vezes, requerem equipamentos e EPI’s para segurança do aplicador, seja ele um profissional ou você mesmo ai em casa.

Pintura-em-Madeira

 TINTAS LÁTEX PVA

Talvez a tinta para madeira ou MDF mais usada para artesanato e para pinturas feitas em casa. O nome PVA vem da substância utilizada na fabricação do látex que é o acetato de polivinila. Esse tipo de tinta torna o trabalho bem prático graças a sua base que é solúvel em água, o que possibilita a aplicação com pincéis, rolos e trinchas, sem a necessidade de equipamentos industriais. Outra vantagem é a limpeza do ambiente após a pintura. Qualquer respingo no chão ou paredes pode ser retirado somente com um pano umedecido com água.

Esse tipo de tinta é indicado para móveis ou objetos de madeira que irão permanecer em ambientes internos, onde há abrigo de sol ou umidade excessiva.

Tinta-para-madeira

Embora sua aplicação e manuseio sejam simples o acabamento alcançado é regular comparado outros tipos de pintura e só podem ser limpas a seco, eu indico esse tipo de tinta para acabamentos pequenos como artesanatos ou simples reparos em seu móvel.

TINTAS ACRÍLICAS

Não muito diferente da tinta PVA, a tinta acrílica é uma mão na roda para pinturas em casa e para reparos em móveis de madeira e também tem a praticidade de ser diluída em água. A diferença é que sua base contém resinas acrílicas na composição que garantem maior impermeabilidade da superfície, o que é crucial para madeira exposta ao tempo e áreas molhadas. Lembrando que para uso externo não indico o MDF por se tratar de um material muito sensível a intempéries, que pode apresentar sérios problemas quando exposto a essas condições.
Sua aplicação também pode ser feita da mesma maneira que as tintas PVA, com pincel, rolo ou trincha, mas nada impede que sua aplicação seja feita com pistola de pintura e compressor.

pincel-madeira
Embora sua aplicação e manuseio também sejam simples o acabamento alcançado é regular comparado a outros tipos de pintura. A vantagem é que a superfície pintada com tinta acrílica pode ser limpa com pano úmido. Eu indico esse tipo de tinta para acabamentos de áreas externas como cercas, pergolados, janelas e portas e também para qualquer tipo de madeira que esteja em áreas externas.

pergolado-branco
Toda madeira exposta ao tempo requer manutenção em sua pintura, isso vai depender das condições em que elas são expostas. A manutenção tende a ser feita a cada 2 ou 3 anos. Será necessário lixar a superfície da madeira até a retirada total ou parcial da tinta existente até que a superfície fique uniforme e com o mínimo de imperfeições e, após o processo de lixamento, aplicar uma ou duas demãos de tinta sobre a madeira.

LACAS NITROCELULOSE

Hoje é o tipo de tinta que mais utilizo em minha marcenaria e foi a que obtive maior produtividade e melhor acabamento em meus trabalhos com madeira. Esse tipo de tinta tem como base a nitrocelulose (algodão colódio) em combinação com resinas poliésteres especiais e plastificantes, além de seus pigmentos orgânicos. Toda essa combinação química proporciona ótima aderência na superfície da madeira, além de garantir um bom alastramento da tinta. Uma de suas características é a secagem super rápida e resistência a impactos. Esse tipo de laca é muito utilizada em móveis, como em criados-mudos modernos e buffet para sala de jantar. Ela pode ter várias opções de opacidades de brilho que vão de fosco a semi fosco, semi brilho e brilhante.

laca-fosca

criado-mudo-duas-gavetas-mdf-bege-detalhe
Embora essa tinta tenha todas essas vantagens, o processo de pintura não é apropriado para ambientes comuns como o de casa. Esse tipo de tinta, diferente da PVA e da Acrílica, não podem ser diluída em água. A diluição é feita por solventes que são agressivos e possuem como característica o cheiro forte que lembra um pouco álcool.

Para a execução dessa pintura é fundamental o uso de equipamentos de segurança como macacão, óculos de proteção, máscara com respiradores com filtros de carvão ativado que inibem qualquer resíduo toxico expelido na evaporação do solvente da tinta. Outro equipamento obrigatório é a cabine de pintura que faz toda a filtragem do ar do ambiente.

epi-pintura

Laqueação móveis
O método de aplicação dessa tinta também requer equipamentos específicos como pistola de pintura e compressor, não indico aplica-la com pincel ou rolo pois a evaporação do solvente é tão rápida que a tinta acaba secando junto com o pincel impossibilitando um acabamento uniforme da superfície. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração são as condições climáticas no momento da aplicação da tinta, por se tratar de uma tinta a base de solventes que dependem de sua evaporação, a secagem dessa tinta em dias muito úmidos e chuvosos tende a apresentar problemas e defeitos como manchas, amarelamento e até  desplacamento da pintura, por isso escolha um dia ensolarado com temperatura em torno de 25ºC para aplicação dessa tinta.
O processo de pintura com laca nitrocelulose na madeira é um pouco mais trabalhoso e longo do que as outras tintas com base d’agua e são necessárias varias etapas para a conclusão da pintura para conseguir obter uma laqueação perfeita, no meu próximo Post vou mostrar para vocês como é feito o processo de pintura em minha marcenaria

LACAS POLIURETANO (P.U)

Assim como a laca nitrocelulose a laca poliuretano ou P.U  como é titulada também é muito usada para pintura e laqueação de madeira e também é usada em acabamentos de móveis planejados e cozinhas sob medida. Trata-se de uma tinta mais nova e mais jovem no mercado quando o assunto é pintura sobre madeira e consequentemente tem mais tecnologia em sua composição. A resina poliuretano é caracterizada por sua grande resistência a impactos e riscos e também pela ótima retenção de brilho que proporciona acabamentos espelhados.

laca-alto-brilho

laca-azul
Diferente da laca nitrocelulose a laca P.U necessita de mais um reagente em sua mistura que é o catalisador, portando além do solvente indicado para diluição esse tipo de tinta precisa ser catalisada onde é acrescido um produto na mistura da tinta antes da pulverização, esse catalisador auxilia na secagem dessa tinta de forma controlada e eficiente. O tempo de secagem da laca P.U é mais longa do que a laca nitrocelulose, o tempo de secagem ideal pode ser de 24 a 48 horas dependendo da situação do ambiente de secagem. Essa tinta para madeira também sofre com variações bruscas de temperatura e condições climáticas como alta umidade ou tempo chuvoso e apresenta os mesmos defeitos da laca nitrocelulose quando exposta a essas condições.
A laca poliuretano é indicada para madeira em ambientes internos e também para madeira exposta ao tempo graças a grande impermeabilidade que proporciona na superfície da madeira e a resistência a intemperizes. Também necessita dos mesmos equipamentos industriais citados anteriormente e também requer muita habilidade do aplicador por se tratar de uma tinta sensível a erros como escorrimento ou falta de cobertura.
Utilizo muita laca P.U em minha marcenaria, porém indico para trabalhos que requerem alto brilho da pintura, essa tinta é muito utilizada em móveis com superfícies com alto brilho, instrumentos musicais como piano e guitarras, em letreiros de fachadas e em portas e janelas.

laca-amarela

porta-laqueada

Bom, pessoal, espero que gostem do artigo! Para o próximo Post sobre pintura vou mostrar os processos que utilizo em minha marcenaria e passar mais experiencias para vocês. Para conferir as novidades, continue acompanhando o nosso blog!




Este post tem 171 comentários

  1. Bom dia!
    Primeiramente, parabéns pelo site! Minha dúvida é sobre qual tinta comprar para pintar portas de armários de madeira bem antigos – todas as tentativas levaram ao “amarelamento” extremo. Parece até que foi pintado de amarelo/bege e não branco. Estou desesperada! Qual tinta branca (quanto mais específica melhor) você indicaria?
    Obrigada desde já.

    1. Olá Maria

      Muito obrigado!

      Seu problema deve estar mais a fundo que isso, muitas vezes o amarelamento vem da baixa cobertura ou mistura do acabamento novo com o verniz ou seladora existente no móvel, vou passar algo que acho que funcione no seu caso, é a medida mais certeira que posso te passar.

      Retire TODO acabamento da existente na porta, na lixa ou removedor até aparecer a madeira natural livre de qualquer verniz ou seladora. Depois aplique primmer, lixe, aplique primmer novamente e lixe novamente, se necessário repita mais uma vez para a superfície ficar perfeita.

      Ai você deve aplicar acabamento P.U (laca pu) essa laca não amarela por nada. Porém depende de equipamento profissional. Tintas de parede, base d’agua ou esmaltes amarelam facilmente.

  2. Olá. Gostei bastante do seu blog.
    Poderia comentar algo sobre tintas vendidas em lata spray?

    1. Olá Thiago boa tarde

      Que bom que gostou!

      Que tinta em spray está buscando? Posso passar algumas experiencias que já tive.

  3. Ola amei o post mas queria saber se eu pintar com tinta branca laca nitrocelulose com o tempo vai ficar amarelado?

    1. Olá Leidiane bom dia

      Ótima pergunta, sim vai amarelar. Porém o amarelamento depende de vários fatores, exposição a luz do sol, raios uv etc. Se o objeto a ser pintado ficar protegido não corre risco de amarelar tão rápido.

  4. Olá. Estou com dúvidas sobre porta branca de dentro de casa. As portas dos quartos foram massadas e pintadas com tinta acetinado de madeira. A questão é que não são práticas e riscam fácil. E aí qdo vai limpar ainda que seja com um paninho úmido sem nada, dá uma manchinha parecendo uma sombra. Estou cansada não sei o que fazer. Me ajude

    1. Olá Erica, aposto que no seu caso as portas foram pintadas com rolo ou pincel com tinta de parede ou algum esmalte a base d’agua por isso ela mancha e não limpa com facilidade. Para ter uma pintura de excelente qualidade e resistência indico a laca, procure um profissional e peça um orçamento para laca PU.

  5. Olá. Boa tarde. Após ler suas respostas aos internautas, estou super preocupada, precisando de esclarecimentos, por favor. Comprei um jogo de 10 cadeiras para sala de jantar em estilo Luis XV, em mogno, com entalhes na madeira, já bastante velho. Queria restaurar eu mesma. O verniz muito antigo havia escurecido e nāo consegui retirá-lo todo na lixa. Entāo pintei com tinta ouro velho à base de solvente thiner, mas ficou esverdeado e feio. Resolvi passar spray dourado por cima da tinta, o que ficou muito bonito, mas tenho receio de que o spray se solte, ou até mesmo a tinta, quando as peças forem estofadas. Trabalhei nesas cadeiras, que sāo lindas, por mais de um mês e, por tudo que li só agora, estou muito apreensiva. O que devo fazer?

    1. Olá Maria antes de mais nada o verniz tem que ser retirado por total pois ele acaba não promovendo aderência na nova tinta aplicada, cada trabalho depende do material, eu mesmo quando faço acabamentos metálicos que no é seu caso (dourado) utilizo 2 técnicas, uma delas eu misturo pó dourado no proprio verniz e aplico, fica perfeito, ou aplico tinta poliester a mesma usada em carros metálicos e depois aplico verniz sobre a tinta seca, lembrando que as duas técnicas dependem de uma superfície com primmer, lixada e com correção da superfície.

  6. Olá, ótimo post. Parabéns!
    Eu tenho uma dúvida. Tenho uma lareira elétrica e gostaria de embutir ela em um móvel (respeitando as aberturas de ventilação para isso). Porém neste móvel, minha ideia seria ter um tampo em laca. Há possibilidade de danificar a laca com o calor da lareira? Seria necessário utilizar algum tipo de isolante térmico?

    Alias, se eu enviar um desenho executivo do projeto, vocês executam ou somente fazem os móveis da linha de vocês?
    Grato!

    1. Olá Danilo muito obrigado!

      Ótima duvida, já fiz diversas cozinhas com fornos embutidos e creio que devemos aplicar o mesmo principio construtivo, porém não utilizei laca no móvel e sim MDF revestido, que no seu caso você poderia escolher padrões desse material que imitam fielmente a laca, como a linha diamante da duratex.
      No caso do forno sempre respeito a área de ventilação, nos projetos que executei além da área de ventilação eu acrescentava um isolante térmico nas paredes do móvel, sempre tive bons resultados com lã de rocha.

  7. Bom dia!
    Tenho um rack de madeira laminada em rom de tabaco. Comprei tinta acrílica acetinado a base de solvente. Gostaria de saber se após lixar , tenho dúvidas do número da lixa, devo pintar primeiro com tinta acrílica branca pois comprei a cor camurça , caramelo claro. Ou se posso dar a demão de tinta branca com tinta pva de parede .
    Posso usar verniz spray depois ou vai amarelar?
    Me ajude!!!!! Rs

    1. Olá Vânia, não entendi a parte da tinta acrilica a base de solvente, qual solvente?
      Nesse caso você deve lixar o móvel em lixa 180 e 220, após lixado retire a poeira com um pano e aplique a tinta diretamente na madeira, tintas de parede também servem ou esmaltes a base’dagua ou até solvente. Após bem seco, cerca de 24 horas após a pintura(sem chuva ou clima úmido) lixe a peça com lixa 280 e 320 e repita a pintura, caso necessite de mais demãos repita mais uma vez esse processo.

  8. Bom dia! Estou com duvidas. estou com dois aparadores em casa, nas cores madeira com veios preto discretos.

    por favor me informe se eu comprar a tinta e aplicar direto nos aparadores, será que funciona ou tenho que passar um fundo primeiro, menos batida de pedra por favor. e qual seria a melhor e apropriada para meus aparadores ?
    E a cor seria nas cores amarelo e branco com brilho total.
    Obgda fico no aguardo da resposta.
    Boas vendas!!

    1. Olá Edilene bom dia, tanto o amarelo como o branco são cores que não possuem muita cobertura devido a baixa pigmentação na elaboração da tinta. Cada caso é um caso, para isso você teria que fazer testes, a receita do primmer, lixa e acabamento é o mais comum e mais aconselhável

  9. Boa tarde! Tenho um rack em MDF na cor tabaco. Estou pensando em pintar de amarelo ou branco, mas estou na dúvida de que tinta usar. Gosto muito da laca, mas não tenho compressor e também nunca manuseei um, rss. O que você me sugere? Pensei em usar esmalte sintético e aplicar com rolo ou pincel, mas tenho medo de não ficar bom. Em outro post vi que há possibilidade de laquear com rolo, mas no seu post vi que não é aconselhável, rss. Pode me ajudar?

    1. Olá Simone bom dia, isso vai depender do resultado que espera obter nesse trabalho, faça testes antes em retalhos de madeira, quando conseguir bons resultados você estuda a forma correta de aplicar no rack. Não se faz laqueação com rolo e nem pincel, lembre disso!

  10. Olá, boa tarde!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo artigo e blog em geral, muito pertinente as informações tratadas nas postagens.
    Pretendo fazer uma porta de correr em MDF e gostaria que o acabamento fosse feito em Laca, pois de acordo com a leitura, me parece ser mais resistente e também melhor acabado. Porém queria uma cor específica que cheguei a ver no catálogo de cores da Sherwin Williams, um verde mais fechado. Neste caso, posso escolher qualquer cor específica que consigo realizar o acabamento em laca? Consigo também mandar fazer este acabamento acetinado ao invés de alto brilho? Teria alguma informação mais relevante para este tipo de acabamento em Laca no MDF?
    Att.: Danielle Lopes

    1. Olá Danielle, hoje a a grande maioria das casas de tintas possuem sistema tintométrico onde é possível fabricar as tintas no proprio estabelecimento, fazendo a mistura da base + pigmento + resina da sua escolha que no seu caso seria PU.

  11. Olá pessoal! Obrigado pela postagem muito informativa. Eu tenho uma dúvida e agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar pois não encontrei respostas ainda. Estou impermeabilizando umas caixas acústicas bem robustas, mas em mdf, elas ficarão expostas em ambientes externos, transportes, etc.. Me indicaram passar batida de pedra, pois ela faz um esborrachamento da madeira. Mas será que existe uma opção melhor (independente do preço)? E se caso usar, devo usar selador de fundo, ou a batida de pedra poderia não aderir bem?

    1. Olá Guilherme, geralmente “batida de pedra” usa-se muito em para-choques de carros e tem resina a base de PU, você deve aplicar primer pu antes desse acabamento a fim de selar toda a superfície do mdf, caso precise use massa rápida para calafetar buracos, vãos e imperfeições, após 2 ou 3 demãos de primer entre lixamentos você pode usar acabamento final, indicaria o mesmo ou fórmica liquida texturizada.

  12. Olá boa noite. estou começando a trabalhar com mdf. e gostaria de trabalhar com peças finalizadas, qual tinta vc me indicaria? tenho compressor. tentei com com esmalte a base dagua e ficou grudando depois de seca.peças para decoração de festas, pode me ajudar por favor? obrigada.

    1. Olá Magna boa noite

      Infelizmente é difícil de conseguir bons resultados com tintas a base d’agua, tente utilizar lacas tanto no acabamento como no primer(fundo)

  13. olá, qual tipo de pintura indica para tampo de mesa de cozinha ? objetivo de uso diário , impacto e calor.

    1. Olá Marcelo bom dia

      A resina mais resistente é a PU (poliuretano) nesse caso você queria dar cor ou mante-la natural? Se for dar cor ao tampo, indico o gofrato é tipo uma formica liquida, tem textura e é a tinta mais resistente que trabalhei até hoje, ou pode usar laca PU.

  14. Olá, sou Roseli e gostei muito o blog. Vou pintar mesa e cadeiras de madeira e gostaria de laquear tenho compressor e espaço externo mas não experiência suficiente com pintura. Usando a tinta esmalte a base de água como posso fazer para que tenha um pouco de brilho?

    1. Olá Roseli

      Antes de começar qualquer pintura nas cadeiras treine antes com o equipamento de pintura, se não o trabalho se torna frustrante no decorrer.
      Geralmente esmaltes possuem um pouco de brilho, se quiser mais você pode usar um verniz pronto para uso sobre a pintura seca das cadeiras.

  15. Boa,

    Tenho uma porta MDF em vernir cru, estou quendo pintar de branco qual a melhor opção moro em apartamento?..

    1. Olá Fabio bom dia

      Primeiro lixe toda a porta até tirar todo o verniz, TODO MESMO! Depois com um pano retire toda a poeira do lixamento.
      Aplique de 2 a 4 demãos de fundo entre lixamentos com lixas 120, 280, 320, depois disso aplique o acabamento, você pode usar esmaltes sintéticos e tintas pva, sempre a base d’agua.

  16. Olá
    Eu pintei um criado mudo com esmalte a base de água e achei q ele ficou “grudento” mesmo com a tinta seca. Alguma dica de algo q eu possa fazer para melhorar o resultado?

    1. Olá Diana bom dia

      Isso é muito comum em tintas a base d’agua, tenta fazer testes com aplicações de verniz em spray sobre a pintura, já resolvi problemas assim com vernizes multiuso.

  17. Olá, estou com uma grande dúvida, comprei portas e janelas de madeira novas para minha casa, estou laqueando todas, pretendo pintar com tinta PU branco semi brilho, passei massa acrílica para tapar os póros da madeira e lixei deixando bem liso, mas um colega me deixou com medo falou q o primer PU que vou aplicar por cima da massa acrílica nao vai aderir bem e soltar com o tempo, será que o primer PU vai soltar da massa acrílica ?

    1. Olá Alex bom dia

      Fique tranquilo isso normalmente não acontece, a massa aderiu bem na madeira? Se sim não vai soltar.

  18. Olá!
    Parabens pelo seu trabalho! Vi as fotos aqui no sita e achei lindo!!
    Estou comprando berço para meu bebe e em duvida em relacao a tinta aplicada nele. Quais podem ser toxicas? Voces produzem berços?

    1. Olá Angela obrigado pelo carinho!

      Não fabricamos berços infelizmente. Mas em relação a tinta o mais comum de se utilizar é a laca pode ser PU ou NC, desconheço a toxidade dessas tintas após a sua cura e secagem.

  19. Oi.
    A minha janela é envernizada, posso pintar com tinta PVA?

    1. Olá Thais bom dia

      Se as janelas forem totalmente externas não indico pois a tinta não vai durar muito, se ela for voltada para coberturas, garagens e livres do sol e chuva ela pode receber essa pintura.

  20. Boa tarde
    ganhei um berço de madeira na cor preta que já foi envernizado quero envernizar novamente sem precisar lixar tem como ? o que você me indicaria?

    1. Olá Marisa bom dia, o ideal é lixar antes de aplicar o verniz para dar aderência a camada inferior, caso não lixe a tinta pode vir a desplacar ou ter má aderência e durabilidade.

  21. Boa noite!
    Por favor, preciso urgente de ajuda. Comprei meu apartamento e o quarto das minhas filhas tem os armários azuis. Eu já tentei colar contact, até deu certo mas agora depois de dois anos começou a craquelar e sair. Estou desesperada tentando tirar e estava pensando em lixar e pintar. Mas não sei que tinta usar e tenho medo do cheiro pq minhas filhas são pequenas uma tem 8 e a outra 3. Por favor me ajudem!!!!!

    1. Olá Paula boa tarde.

      No seu caso indico um profissional, não utilize laca pois o cheiro é forte e atrapalharia até a vizinhança.
      Dê preferencia a tintas a base d’agua, como esmaltes sintéticos e tintas PVA

  22. tenho armários de cozinha laminado cerejeira quero pintar…. pensei em tinta epoxi e depois resina epoxi…dá certo???? ou o que posso fazer para pintar

    1. Olá Sérgio

      No seu caso não indicaria tintas epóxi, tente utilizar esmaltes ou tintas pva. Para maior durabilidade use verniz

  23. Se eu pintar com esmalte sintético fosco a base de tinner, tem algum verniz que posso aplicar para dar brilho que seja totalmente transparente e que não vai amarelar, pois vou pintar de branco neve

    1. Olá bom dia

      Indico que usei verniz PU para isso, ele possui opacidades como brilhante e fosco.

  24. nossa adorei as explicações Obrigada

  25. Muito bom !!!! Parabéns. …

  26. Bom Dia, poderia me indicar alguma tinta ou algo do tipo para pintar por cima de cimento ?

    1. Olá Fernanda, varias tintas aceitam cimento ou o concreto como superfície, tudo vai depender como ela irá ficar exposta, se é piso ou parede, etc.

  27. Olá, gostei bastante do seu post.
    Eu tenho um guarda-roupas antigo e comecei a reformá-lo, lixei, passei massa, fundo preparador e a tinta acrílica (queria acabamento fosco). O cara da loja me indicou um verniz marítimo fosco incolor e, obviamente, quando passei verniz, amarelou tudo… agora estou lixando novamente (de leve, só pra tirar o verniz) e vou passar outra camada de tinta. Você indica passar outro tipo de verniz ou posso deixar só na tinta?

    1. Olá Luka esse verniz amarela muito mesmo, tanto que a cor dele não é 100% translucida, um dos verniz que mais utilizo e consigo ótimos resultados é o verniz PU fosco, porém necessita de aplicação com equipamento de pintura.

  28. Olá , tenho uma parede em laca branca com vários nichos, porém um deles ficou bem amarelado. Tem ser refeito a laca só neste nicho? A laca é branca com brilho. E o balcão ficou todo amarelado. Horrível. Um profissional consegue arrumar?

    1. Olá Joicinara, esse é um grande problema que ocorre com a escolha do acabamento a ser aplicado, o amarelamento da tinta se deve ao acabamento aplicado e também a exposição por raios UV.
      No seu caso seria ideal fazer a repintura e utilizar laca poliuretano, opte por marcas de boa procedência e você não terá mais esse problema.

  29. Boa noite!
    Comprei móveis em MDF Céu para trabalhar com decorações, não sabia a forma correta para pintar e agora eles estão super amarelados, como fazer para “reforma-los” e deixá-los brancos?

    Agradeço desde já!

    1. Olá Vania, o amarelamento da tinta se deve ao acabamento aplicado e também a exposição por raios UV.
      Para isso você deverá repintar os móveis, há soluções como verniz PU que você pode aplicar sobre a pintura, ele protege contra o amarelamento.

  30. Bom dia.
    Realmente suas orientações já respondeu a muitas dúvidas.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
    Mas no processo que vou fazer tenho uma dúvida. Vou repintar com laca nitrocelulose. Sobre primer pu porem a base eu já não sei dizer qual o material. As portas foram pintadas pela construtora terei algum problema se pintar com esses materiais?

    1. Olá Marcos, antes de mais nada tenha certeza que a base é PU, ja fiz muitas pinturas assim e sempre deram certo, usando o primmer pu para fundo e laca NC de acabamento.

    2. Na verdade a dúvida è sobre a base. Provavelmente deve ser esmalte imobiliário a base de água ou solvente.
      Qual seria a melhor solução para isolar essa base. O primer pu me dá está possibilidade?

    3. Se realmente for esmalte você tem que retirar a pintura atual com removedor ou lixa, esse tipo de tinta é muito sensível a qualquer solvente.

  31. Boa noite!
    Comprei umas mesas em MDF cru, para usar em festa provençal. Gostaria de saber
    se posso usar tinta automotiva e tenho dúvidas de como usar, se posso pintar com pincel e rolo, se precisa misturar algo, se preciso passar algo antes da tinta..

    1. Olá Priscila, quando você diz “tintas automotivas” você deve se referir a lacas? O procedimento depende muito se vai ser laca PU ou NC, e nenhuma permite aplicação com rolo e pincel pois secam muito rápido.

  32. Boa Tarde,
    Parabéns pelo post e por responder a todos os comentários.
    Tenho algumas questões sobre laqueação: Quanto a massa para corrigir imperfeições, pode ser utilizada massa para madeira ou apenas massa rápida (catalisada)? Sobre o compressor,Vi que não o de ar direto não é recomendado, você indica algum tipo ou modelo? E a pistola, também vi que é recomendada a de gravidade, algum modelo que você indicaria?
    Obrigado

    1. Olá Sergio, obrigado!

      A massa você pode usar massa para madeira, massa acrílica ou pva. A massa catalisada eu não indico pois é muito dura para lixar. O compressor vai depender de sua pistola de pintura se for HVLP (high volume low pressure) praticamente qualquer compressor server pois trabalha com baixa pressão e alto volume, quanto maior o compressor menos ele acionará, pistolas de gravidade tendem a ser mais fáceis pois alcançam lugares pequenos, tente optar foi pistolas HVLP.

    2. Obrigado pela resposta.
      Se permite mais uma questão, sobre a ação toxica da tinta laca. Irei aplicar a tinta em ambiente isolado com os equipamentos de segurança, porém após a aplicação, o cheiro que a peça exala por um tempo é tóxico? É necessário deixar a peça isolada? Por quanto tempo?

    3. Por todo o tempo que leva para secagem a tinta exala gases tóxicos pois sua secagem é química. O ideal é manter a peça isolada pois até que todo o thinner seja evaporado ela continua com cheiro.

  33. Ola, primeiramente adorei as dicas..
    Gostaria de uma ajudinha, comprei 2 criados mudos de madeira e pretendo reformalos fazendo o laqueamento na cor amarelo, quero saber qual o passo a passo e materiais que preciso usar para um acabamento perfeito quero usar a laca PU para um acabamento mais brilhoso, ele esta pintado de branco eu posso usar uma lixa comum ou e necessario uma lixa eletrica?
    Agradeço desde ja..

    1. Olá Elayner, você pode usar lixas para madeira, de forma crescente, comece com 180 e finalize com 400 se necessário.

      O processo é simples, lixe o criado mudo, corrija imperfeições, aplique primmer, repita por mais uma ou duas vezes o processo até atingir uma superfície perfeita para o acabamento final.

  34. Olá, me mudei para um apto em que todas as portas foram pintadas com tinta esmalte brilhante, na cor bege, e ficou muito feio,.com aspecto antigo. Existe algum verniz fosco que eu poderia aplicar por cima para pelo menos tirar o brilho? E se eu quisesse mudar de cor, que produto eu poderia utilizar para não reagir com a tinta esmalte existente?

    1. Olá Paula, não indico aplicar verniz sobre esse tipo de pintura, pois se a umidade atingir qualquer ponto ela vai desplacar junto com o verniz. O ideal é retirar a tinta com lixa e repintar com o acabamento sem brilho.

  35. Boa tarde amigo pesquisando pesquisando vim parar em voce, parece a pessoa certa li e reli todas as suas resposta , para quem tinha duvida. acho que cheguei a minha conclusão.tenho que pintar minha estante que e envernizada de branco vou usar tinta acrilica por causa de limpeza vou ter trabalho vou lixar ate tirar todo verniz correto. vou pintar de rolo. depois dou um verniz incolor.
    a minha duvida e massa ou fundo preparador me ajuda e me corrija por favor.

    1. Olá Edson que bom que achou respostas aqui!
      Nesse caso o processo é esse mesmo, lixe toda a peça até tirar o verniz e promover aderência na superfície, caso contrario a tinta não vai “pegar”.
      Desculpe mas não entendi a parte da massa ou fundo preparador, a massa é como uma massa corrida, você pode comprar a pva mesmo caso precise corrigir buracos mais fundos, o fundo preparador é o que vai preencher veios e deixar a superfície homogênea para aplicação do acabamento, não há regra em quantas mão você aplicar, o importante é deixar a superfície coberta com o fundo pois é ele que ajuda na aderência do acabamento.

  36. Gostaria de pintar minha mesa e cadeiras de madeira na cor amarela qual a melhor tinta a usar e como usar

    1. Olá Edna

      Você pode usar lacas ou esmaltes a base d’agua, tudo vai depender de como você vai pintar e os recursos que você tem disponível.

  37. Ola, bom dia!

    Ganhei um armário de cozinha de madeira (Mogno). Moro no interior do Pará e aqui mão de obra para esses serviços costuma ser difícil. Minha idéia é pitar o armário todo de branco. Tenho um bebê em casa de 1 ano e meio receio é o cheiro da tinta. Amo o efeito laqueado, mas acho que não conseguiria fazê-lo. Posso usar tinta acrílica ? é necessário envernizar ? Entre uma demão e outra, é necessário lixar o móvel novamente ? Quantas horas de secagem ? Precisa secar ao sol ?

    1. Olá Jany você pode fazer a pintura com tinta acrílica, porém não conseguirá o mesmo efeito da laca. Para fazer a pintura retire todo o verniz, seladora ou cera do móvel com lixa 120, 180 até que fique sem nenhum brilho, é um processo bem trabalhosos e tem que ser feito de maneira correta, caso contrario a tinta não irá aderir. Depois disso aplique a tinta acrílica dê preferencia alguma base ou fundo pois é mais barato e fácil de lixar use pincel, rolo ou trincha, respeite a secagem de acordo com o fabricante deve ser em torno de 12 a 24 horas, lixe novamente com lixa 320-380, e repita o processo até que a superfície esteja perfeita para receber o acabamento escolhido. Não é necessário deixar no sol, ele só acelera mais a secagem.

  38. Gostaria de saber se tem alguma tinta de alta resistência que dispensa o uso de verniz após aplicação.

  39. Ola, parabéns pelo post.

    Estou fazendo uma experiência. Pafa não lixar um grande armário antigo 100% madeira, passei o batida de pedra nele. Agora gostaria de saber qual melhor opçao de tinta para ele. Se usar emalte sintetico base d’agua, aconselha passar verniz após? Não quero nada brilhante.
    Uso compressor?
    Muito obrigada.

    1. Olá Juliana bom dia, vou responder as duas duvidas aqui.
      O meio de pintura adequado para seu caso depende da limitação de equipamentos e local da pintura. Fazer a pintura com compressor obviamente é mais fácil porém tem limitações e depende de experiencia em manejo da pistola de pintura. Muitas vezes o pincel e rolinho são a melhor opções quando não é possivel desmontar o móvel ou o retirar do local pois pintura com compressor gera uma névoa de tinta contaminando o ambiente e faz uma sujeira em ambientes fechados.
      Qual a necessidade do verniz, durabilidade? Você pode usar verniz Pu, Nc ou vernizes que são vendidos em spray.

  40. A laca nitrocelulose e a laca pu, ficam com os acabamentos parecidos como espelho?

    1. Olá Douglas, a laca NC só consegue um brilho intenso quando polida, pra você ter uma ideia alguns instrumentos de madeira recebem esse verniz. Já a laca PU tem o brilho muito mais intenso sem polimento, com polimento ganha mais brilho e dureza no filme da tinta.

  41. Boa tarde! Estou para pintar uma porta de madeira. Estavo querendo utilizar tinta automotiva. Entao no caso, devo usar o prime direto na madeira, ai depois cato os defeitos e ai entao aplico a tinta automotiva? O que vc me diz desse procedimento para madeira?

    1. Olá Douglas, é quase esse o processo, vou citar as etapas.

      1 lixamento da peça com lixa 180-220 e correção de imperfeições com massa.
      2 Aplicação de primmer e secagem
      3 Lixamento da peça com lixa 320 e correção de imperfeições com massa.
      4 Aplicação de primmer novamente e secagem.
      5 Lixamento da peça com lixa 360-400.
      6 Aplicação do acabemento e secagem.

  42. Oi, tudo bem?

    Estou fazendo um painel de madeira para minha sala. Não tenho experiência com pintura de madeiras.

    O painel vai ser estilo rustico. Com detalhes do rack e prateleiras em preto e amarelo.

    Estou na duvida entre usar uma base e um spray colorido msm, ou tentar arriscar uma laca. Não tenho pistola e queria o acabamento como mais brilho possível.

    O que indica?
    Laca no rolinho
    Esmalte sintético
    Esmalte base água

    Ou, tbm vi uma técnica (gambiarra kkk) de aplicar uma camada de verniz, ou seladora e apos secar usar o spray brilhante pos cima. Da um brilho bem bacana.

    Obrigado desde já.

    1. Olá Lucas obrigado por visitar nosso blog, qual madeira está usando? Se for laquear terá que ser com cor, branco, amarelo, vermelho etc. Se for passar uma seladora a madeira ficará aparente como portas e esquadrias. Como sua aplicação é limitada fica difícil conseguir um brilho perfeito, pois o brilho implica em uma superfície mais regular possível e com alguma resina brilhante aplicada sobre a mesma, porém com pincel não é possível pois ele deixa marcas de sua cerdas. O indicado seria a aplicação de esmalte sintético com rolinho de cerdas poliéster, camadas bem finas pra não ficar rugosa. Após concluído e seco aplicar verniz spray, a colorgin tem um que é super legal. Lembre de fazer testes antes de aplicar sobre o painel final.

  43. Olá Anderson,

    Tenho um móvel de compensado lixado. Quero pintá-lo com uma cor base (penso em esmalte a base d’água) e, em seguida, irei pintar à mão alguns ornamentos com tinta. Qual tipo de tinta você recomenda para tal trabalho?

    Grata pelo seu tempo.

    Cordialmente,

    1. Olá Maria!
      Você pode utilizar esmaltes a base d’água na pintura base e a tinta que você fará os ornamentos você pode usar os látex pva da Acrilex por exemplo.

  44. Oi gostaria de saber qual a melhor tinta usar p pintar um berço … Ele é branco , qria pinta ló de preto . Tenho compressor … Qual a melhor tinta ?

    1. Olá Jaqueline!
      A tinta mais pratica para essa pintura são esmaltes a base d’agua, são fáceis de aplicar em qualquer ambiente. Você pode também usar lacas, porém requer técnica, testes e uso obrigatório de EPI’s

  45. Olá boa tarde!!
    Comprei um berço e uma cômoda usada,tem alguns riscos de uso gostaria de pintar são brancos
    Qual melhor tinta q cubra os riscos?
    Obrigada

    1. Olá Simone bom dia.

      Na verdade oque irá cobrir os riscos será o nivelamento e preparação da superfície para receber a tinta, isso é feito com massa rápida, primmer e lixas. A tinta você pode usar desde lacas ou esmaltes a base d’agua para a pintura dos móveis.

  46. Oi Luiz. Parabéns pelo post…realmente bem explicativo. Comprei uma mesa assimétrica do escritório campana. Ela é em mdf com pintura poliuretânica, mas em cor verde militar. Gostaria de pintar ela em cobre. O que você me recomenda para remover a pintura atual (pasta, lixa, etc…) e qual o melhor tipo de tinta para a pintura essa mesa de jantar que terá um uso bem intenso. Tive experiências muito ruins com a laca alto brilho.

    Obrigado!

    FAbio

    1. Olá Fabio, ótima duvida!
      Antes de mais nada você precisa definir essa cor “cobre” será metálico? Ou cor sólida? Se for metálico indico usar acabamento poliéster, é o mesmo que é usado nos carros abaixo do verniz PU, ela é uma tinta própria para fins metálicos e perolizados. Você pode somente lixar a mesa e corrigir imperfeições, se a madeira aparecer você terá que aplicar primmer, indico NC ou PU, lixar e aplicar o acabamento poliéster, se você não gostou do acabamento brilhante você pode usar verniz pu fosco, lembrando que não é aconselhável terminar o processo no acabamento poliéster, ele necessita de verniz por cima pois é uma tinta só para cor e não tem resistência. Todos esses acabamentos você encontra em casas de tintas automotivas.

  47. Olá Anderson! Boa tarde! Explicação explendida! Parabéns!
    Meu nome é Ana Cristina e quero pintar umas caixas de MDF pra que fiquem bem bonitas. Uso PVA e acrílica e quero tentar com laca. PODERIA me auxiliar? Posso usar rolinho de espuma, haja visto que são peças bem pequenas? Pelo que lí, a que ficaria com o brilho que quero é a PU. Fico no aguardo da sua resposta! Agradecida pela oportunidade!

    1. Olá Ana :) que bom que gostou da explicação! Pelo o que entendi seria um trabalho mais artesanal, porém você gostaria de melhora-lo? Infelizmente lacas são complicadas de aplicar com pincel ou rolo, o filme dessas tintas seca muito rápido e é frustrante aplicar de outra forma que não seja pistola, ainda mais o PU que é praticamente impossível, há alguns vernizes PU que são aplicados com rolo, principalmente em pisos em assoalhos, porém formam bolhas quando não aplicados de forma correta. Talvez uma aplicação de verniz sob a pintura em PVA ou acrílica já dê um grande upgrade em seu trabalho, pense nisso.

  48. Boa tarde!
    Comprei um móvel em MDF para servir de balcão no banheiro da minha casa… Sabendo que o MDF não pode ter contato com água, pensei então em passar verniz para evitar a deterioração. A questão é que o móvel já veio com laca branco (aparentemente bem jateado nas partes externas, mas com falhas nas internas e na parte de trás do móvel). Gostaria de saber se é possível passar verniz por cima da laca?
    Agradeço desde já.

    1. Olá Luiz ótima duvida! Primeiro você tem que saber qual laca foi aplicada no MDF, se for laca PU você não precisa se preocupar, pois a resina poliuretano é a mais indicada para esse fim, se for laca NC ela é um pouco mais frágil, não permite a entrada de agua mas pode vir a manchar com produtos como creme dental, perfume etc. Se você acha que as partes que não tem pintura terão contato com umidade é melhor veda-las para isso você pode usar goma-laca e aplicar com pincel, é praticamente um verniz de fácil aplicação e pode ser comprado em embalagens pequenas. Creio que há necessidade de aplicação de verniz sobre a base desde que seja laca de verdade, sendo PU não se preocupe, se for NC é só tomar cuidado com oque vai sob a superfície da laca.

  49. Queria pintar as portas do armário da cozinha (MDF) numa tonalidade cinza. Acabamos de colocar os armários, mas não acertamos na cor, achei que deu uma envelhecida e não valorizou o ambiente. Os eletrodomesticos são cinzas e a pedra da bancada é preta. Meu marido tentou declinar dizendo que podemos perder a garantia do móvel, mas definitivamente não me convenceu…queria deixar o ambiente mais bonito sem gastar mais para tal. Você aconselha?

    1. Olá Ana

      Deixa eu entender, você comprou os armários e não gostou da cor e quer pinta-los de cinza?

  50. Olá!
    amei o artigo! Preciso de umas dicas..

    comprei um jogo completo de quarto estilo luis xv. são moveis com mais de 100 anos, porém muito conservados. Eu já comprei pretendendo reformá-los eu mesma. pesquisei muito e comecei os trabalhos. Usei um removedor automotivo para retirar todo o verniz que apesar de ser muito antigo, estava bem conservado e tão grosso que seria quase impossível conseguir um bom resultado só na lixa. mas mesmo depois do removedor, lixei bem todas as peças, passei a massa nas imperfeições. E agora irei passar o prime para preparar para a pintura…Mas….. ainda não sei qual tinta irei usar.. me ajuda???

    A principio, queria fazer uma laca acetinada ou fosca, pois irei pintar com pistola e eu queria que ficasse uma pintura perfeita combinando com os moveis que são maravilhoso., Mas fiquei triste por saber que no meu caso, não tenho um local isolado para fazer a pintura. Eu estou fazendo a reforma deles no quintal da minha casa, que é parte fechado e parte aberto…

    Mas mesmo assim eu quero uma tinta que de um ótimo acabamento tão bom quanto uma laca, quase que profissional. Você me indica alguma???

    desde já, muito obrigada!!!

    1. Olá Adriana ótima duvida!

      Já vi que você tem um carinho pelos móveis e quer fazer o melhor trabalho possível, com tintas aplicadas com pincel dificilmente você vai ter resultados assim e que durem mais 100 anos. Eu utilizaria laca PU nas cadeiras, você pode utilizar primmer nitrocelulose, com processo de 2 demãos e lixamentos entre elas, comece com lixa 180 e finalize com 320 ou 400, cada demão calcule 3 passadas com o leque da pistola. Opte pelo primmer branco, pois é mais fácil cobrir com o acabamento. No final você utiliza acabamento PU, é uma tinta bicomponente e é muito difícil aplicar e regular o equipamento, tem que ter um compressor legal se não ele não aguenta empurrar a tinta pois ela é mais viscosa. Não vacile na hora de pintar pois ela escorre muito fácil, utilize demãos bem finas e com movimentos mais rápidos, quanto mais tinta mais brilho, mas cuidado pois isso deslumbra e causa escorrimento. Faça um teste no seu ambiente e veja se o cheiro está incomodando alguém e lembre de UTILIZAR EPI, mascara, óculos, luvas etc. Uma dica, não faça todas cadeiras de uma vez, mantenha o foco em uma só, assim que conseguir finalizar ela do jeito que queria use o que aprendeu e faça as demais.

  51. Boa noite Anderson ,td bem? Eu adorei suas dicas; e quero saber se você faz pinturas de moveis e valores que cobra pelo serviço? Aguardo seu retorno. Obrigado !! Sonia

  52. Olá, adorei o artigo. Fiquei apenas na duvida em qual tinta usar para reparar um armario de banheiro que é de madeira e bem antigo. Por favor qual qual tinta seria recomendado?

    1. Olá Paula, antes de decidir qualquer acabamento é necessário definir quais são suas opções disponíveis para fazer a aplicação da tinta, é pincel, rolo ou trincha? Ou pistola de pintura e ar direto? Caso seja pincel que é o mais comum você pode utilizar esmaltes a base d’água são fáceis de aplicar. Faça o lixamento e respeite as etapas que descrevi no artigo.

  53. Ola, muito bom esse artigo, minha dúvida, trabalho com mesas de bilhar essa tinta P.U pode ser aplicada em qualquer tipo de madeira?

    1. Olá Diego bom dia, a laca pu é tinta mais usada em mesas de bilhar com cor, saber aquelas mesas super brilhantes? Pra você ter uma ideia pianos são pintados com essa tinta.

  54. Bom dia,consegui tirar muitas duvidas,mais gostaria que você me indicasse qual a melhor tinta e de qual marca para pintar mesas em MDF, aquelas mesas provençal,vou pintar todos as peças em cor branca.Desde já agradeço!

    Bruna

    1. Olá Bruna, que bom que gostou do artigo, para essa tarefa indico os esmaltes a base d’agua da Sayerlack, é o melhor que você pode encontrar no mercado para esse trabalho.

  55. Valeu pelas dicas, estou prestes a comprar uma casa no interior de SP ,casa de madeira bem tipica da região as informações aqui passadas irão ser de grande valia para mim obrigado.

    1. Olá Marcos, fico muito feliz que o artigo tenha tido valor para você, boa sorte na compra da nova casa!

  56. Olá Anderson
    Gostei muito das dicas sobre as tintas, é a primeira vez que faço esse trabalho com madeiras e estava com dificuldades em achar a tinta perfeita para os meus trabalhos e com este artigo acabado de ler me foi de grande ajuda. Vou começar a praticar nas madeiras velhas e antes de decorar compedras e ver o saí.

    att

    Yolanda Paulino

    1. Olá Yolanda que bom que o artigo te serviu de ajuda! Fico muito feliz com isso, essa é a intenção. Boa sorte no seu projeto, se tiver duvidas é só me procurar.

  57. Bom dia, fiz uma pintura laca PU em uma porta externa. Não vai ter tanta proteção em toda a porta, gostaria de saber a durabilidade da pintura e se a mesma vai sofrer muito intempéres, como sol da manhã e umidade.

    1. Bom dia Anderson, me expressei mal na minha pergunta.
      Mandei laquear um porta (externa- porta da frente da casa) em PU acetinada. A área da casa tem uma cobertura de mais ou menos 1,50m , a porta vai pegar o sol da manha em uma porte, e como eu moro no Rio Grande do Sul tem muita umidade no inverno. Gostaria de saber sobre a durabilidade da pintura, o profissional que fez me falou em 5 anos, nessas condições. Fico no aguardo de alguma dica para assegurar a durabilidade da porta, uma vez que tendo intempére ela pode trabalhar a madeira por ser maciça. Existe risco de rachaduras na pintura ou desgaste rápido, e durabilidade bate com a informação ?
      Fico no aguardo e parabéns pelo site, ele é muito bom!

    2. Olá Emerson boa tarde.

      Creio que você tenha escolhido a melhor opção para esse caso, a laca PU é a melhor em relação a intempéries e raios de sol. A pintura dura bem mais que isso, lembrando que, desde que seja feita de forma correta desde a preparação da madeira, aplicação do primmer e tempo de secagem corretos.

    3. Bom dia !!!
      Gostei muito do artigo foi de grande valia para o que estava procurando, tenho uma pequena marcenaria e faço alguns trabalhos em pintura duco e pu, e sempre estou pesquisando algo sobre o assunto, pois aprendi pintar sozinho, sempre faço testes para ter certeza do que vou pintar.
      Obrigado pelo artigo.

    4. Olá Rodrigo bom dia, que bom que gostou do artigo, se possui uma marcenaria então estamos no mesmo barco hehe!
      Um abraço e obrigado!

  58. Olá Anderson, tudo bem?

    Por gentileza necessito de uma dica!
    Estou pensando seriamente em realizar o restauro dos moveis de meu dormitório, e preciso de uma dica; Meus moveis são brancos e pretendo mante-los branco, porém com o passar dos anos o branco da uma amarelada, ainda mais quando o MDF é pintado, quero pinta-los e não seu qual tinta utilizar, o seu artigo me tirou algumas duvidas, porém não sobre tintas.
    Estou penando em utilizar a tinta LACAS NITROCELULOSE porém quero manter o mesmo padrão da pintura atual “branco fosco”.
    A LACAS NITROCELULOSE existe na Branca fosca? e qual marca você me indicaria. se possível me encaminhar um link de alguma marca da cor fosca me ajudaria bastante.

    Grato,

    Att, Dedy

    1. Olá Dedy tudo bem?

      Vamos lá, se você ficou um pouco decepcionada na questão do amarelamento então não indico você utilizar tintas a base d’agua e sim lacas, PU ou NC.
      Porém ambas tem que ser aplicas com equipamento de pintura e por profissional, as duas tem opção de opacidade fosca, porém a laca nitrocelulose pode vir a amarelar com o passar do tempo ainda mais se seu ambiente receber muita luz do sol, já a laca Poliuretano resiste ao amarelamento eternamente, pois tem mais resistência a raios UV. Uma marca super bacana de tintas para madeira é a Sayerlack, é a marca top de mercado moveleiro.

  59. Bom dia, Anderson! Como está? Possuo um gurda-roupa colonial que foi, há mais de trinta anos, pintado com betume. Hoje, gostaria de pintá-lo colorido e aplicar papel contact em certas partes. Entretanto, não gostaria de ter de remover o betume, visto que ele já está bem gasto. Utilizei uma tinta para artesanato e pegou muito bem, sem descascar. De qualquer forma, qual tipo de tinta você me indicaria para esse tipo de pintura? Obrigada e parabéns pelo artigo. Abraços! Ligia Gomes

    1. Olá Ligia bom dia. Muito legal sua ideia de restaurar um móvel antigo! Dou maior e total apoio a isso, para toda e e qualquer pintura é imprescindível promover um lixamento na superfície do material afim de promover aderência e retirar oleosidade adquirida com o tempo sobre a madeira. Já que você vai aplicar adesivos em partes você pode utilizar esmaltes a base de agua para a pintura, você pode fazer a aplicação com trincha ou rolo.

  60. Oi Anderson! Obrigada por responder. Então, me mudei recentemente para o estado do Pará e moro em uma cidade muito pequena onde há muitos bons marceneiros e nenhum com experiência em pintar móveis de branco. Aqui eles trabalham com o cedro, angico, frejo, maracatiara… escolhi o cedro pois é uma madeira mais leve em comparação com as outras. São madeiras de excelente qualidade que dá até dó de pintar, mas eu realmente amo aqueles móveis de madeira brancos que encontramos em fazendas e casas campestres americanas. A intenção é uma pintura branquinha, que cubra o fundo da madeira e sem brilho. Minha preocupação maior é com o amarelamento e trincas na tinta , também receio de que a sujeira agarre no móvel e fique aqueles móveis nojentos, feios, velhos e com marcas eternas de mãos amareladas. Kkkk! Não sei se deu para entender.

    1. Olá Stephanie bom dia. Entendi as circunstancias para escolha da madeira, perguntei pois para esse trabalho o MDF já serviria bem, mas se é possível fazer em cedro melhor ainda sem duvidas! Pois então, a laca é a solução para esse trabalho, ela não vai trincar com tempo, e se você quiser que ela permaneça sempre branca então opte por laca PU, ela é mais resistente a amarelamento e a raios UV que amarela a pintura com o passar do tempo.

  61. Oi Anderson! Muito obrigada por compartilhar os seus conhecimentos sobre pintura de madeira, o post ficou muito bom, parabéns!
    Estou com uma dúvida sobre o assunto. Vou mandar fazer armário de cozinha, guarda roupa, cristaleira e um conjunto de mesa e cadeira usando a madeira cedro, por ser uma madeira mais leve. Contudo, gostaria que tudo fosse branquinho, no estilo das casas campestres americanas, um provençal menos rústico e velho, não gosto muito da pintura “descascando” ou aparecendo o fundo da madeira, sabe?! Nesse caso qual tipo de pintura você indicaria que fosse feito?!
    Obrigada, grande abraço, Stephanie

    1. Olá Stephanie boa tarde! Que bom que gostou do artigo, fico muito feliz! Só uma duvida você optou por utilizar cedro por qual motivo? Pois pelo o que entendi você irá fazer a pintura sobre a madeira correto? Esse “descascando” que você citou deve ser algo do tipo de uma pátina provençal, essa técnica de pintura deixa a madeira com aspecto de que esta gasta. Já que você quer ele todo branco você pode utilizar lacas, tanto Nitrocelulose como Poliuretano, a PU tende a ser mais resistente ainda mais pra cozinha, tende a ser mais cara também mais o resultado é o melhor que se pode obter, desde que seja feita por um profissional.

  62. Ola as lacas e vernizes nitro com o tempo perdem o brilho e tricam? Vou usar em instrumentos musicais e não gostei do pu automotivo pq ele fica emborrachado, qualquer encontrão ele fica marcado fazendo um buraco.

    1. Olá Alexandre, em instrumentos usamos esses dois vernizes mesmo, vai do gosto e aspecto que desejar, outra coisa muito importante é que cada verniz interfere na sonorização do instrumento, ainda mais se tratar de instrumentos de corda. O veniz Nitro não perde o brilho com facilidade, com o tempo se quiser você pode fazer polimentos, eles também não costumam trincar.

  63. Bom dia.
    Ganhei um móvel vermelho em MDF, mas gostaria de pintá-lo de amarelo.
    Tem alguma tinta spray para que eu possa pintar? Qual o tipo indicado? Uma vai ficar na area interna, e outra na area externa em local seco. Qual melhor forma para fazer isso? Já que se trata de uma mesinha de centro nova, e não gostaria de estragar.

    1. Olá Gisele, você pode utilizar sprays de esmalte sintético da colorgin, mas lembre-se que pra cobrir a pintura vermelha atual você deve fazer um lixamento antes, e como se trata de amarelo você vai ter que usar mais spray pra fazer a cobertura correta sobre o vermelho.

  64. ola, gostei muito do seu post, estou começando um trabalho com camas de paletes e pretendo fazer um trabalho diferenciado na questão de acabamento e suas orientações me ajudaram muito na escolha do acabamento para este tipo de material no caso madeira de pinos, gostaria também de informar que durante a leitura do texto encontrei uma errata que segue :”Utilizo muita laca P.U em minha marcenaria mas somente em (a…), porém indico para trabalhos que requerem alto brilho da pintura, essa tinta é muito utilizada em móveis com superfícies com alto brilho, instrumentos musicais como piano e guitarras, em letreiros de fachadas e em portas e janelas.” onde se encontra as reticencias creio que falto o complemento do pensamento. Bom é isso seu site e show obrigado pela ajuda e boa sorte!

    Att. Antonio A. Medeiros

    1. Olá Antônio! Que bom que pude te ajudar de alguma forma! Muito obrigado pelas considerações! Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraço!

  65. Olá!
    Ganhei um móvel que é de mdf revestido com fórmica brilhante (lisa), mas não gosto da cor.
    É possível pintá-lo? Qual seria a tinta que melhor se aplicaria neste caso?
    Obrigada.

    1. Olá Poliana boa tarde, a formica tem uma superfície muito lisa e dificilmente vai aderir outra tinta sobre ela, o indicado é promover o lixamento até que fique uniforme e levemente sedoso, isso quer dizer que a superfície talvez ira aderir a tinta, mas em todo caso o melhor a fazer é testar em um retalho de material. Para essa pintura indico lacas tanto PU como NC, tintas a base d’agua vão aderir porém se desplacam com facilidade.

  66. Boa noite. Ótimo artigo. Comprei uns nichos em mdf revestidos de branco e gostaria de pintarlos pois o revestimento está amarelado. Posso usar pintura acrilica de parede ? E após um verniz ? Primeiro passo uma lixa? Obrigada

    1. Olá Viviana boa noite, geralmente mdf branco tx tem um tom meio amarelado mesmo, existem outros padrões que são brancos puros, porém essa é uma característica do acabamento mesmo. Pra ser sincero nunca fiz pintura sobre mdf revestido, mas a técnica é essa mesmo, lixe bem pois a tinta pode não aderir a superfície de forma adequada e pode desplacar com o tempo. O ideal seria fazer um teste em um parte do nixo ou em um pedaço desse material pra alcançar o acabamento desejado.

  67. Boa tarde. Tenho um armario de madeira na cor mogno e quero pintar de branco e preto. Qual tinta vc me recomenda. Quero uma tinta durável e que possa usar pano úmido. Obrigada.

    1. Olá Paula, para esse tipo de pintura eu indico a laca nitrocelulose, uma tinta resistente e e que possibilita limpeza com pano úmido. Para fazer a pintura é só seguir o processo que está no artigo. Espero ter ajudado

  68. Olá, tenho um conjunto de mesa e buffet na cor vinho e gostaria de pinta-lo na cor madeira. O que vc me indica de tinta? Tenho que lixar ou posso pintar por cima?

    1. Olá Tamiles, qual é o material do buffet? Madeira natural, mdf, compensado? Se for madeira natura você pode lixar todo o móvel até retirar toda a tinta vinho, lixe até que a superfície esteja quase polida depois você pode aplicar verniz, seladora ou stain sobre a madeira.

  69. Olá! Comprei uns criados mudos de mdf cru e queria saber como obter uma pintura lisa, uniforme. Fiz um teste com uma placa de mdf, utilizando tinta acrílica e ficou manchado, com as marcas do pincel :( Obrigada!

    1. Olá Gabriela, existem diversas maneiras de pintar MDF e conseguir um acabamento legal. Porém com pincel dificilmente você terá resultados satisfatórios, o ideal é a utilização de pistola de pintura para esse fim e utilizar lacas.

  70. Oi, boa tarde, estou pintando as portas e janelas com tinta pu da sayerlack, passeisso o primer primeiro, lixei, ficou lisinhas, agora na hora né passar o pu acabamento a tinta craquelou um pouco em alguns lugares, por que isso acontece? Qual pode ter sido o erro?

    1. Olá Daniela boa tarde

      Como foi o método de aplicação da tinta? A tinta chegou a craquelar a ponto de desplacar e soltar? Ou somente enrugou?
      Isso as vezes se deve a altas espessuras nas camadas do acabamento.

  71. Olá, pintei um aparador de imbuia com tinta pva, qual melhor acabamento, só cera incolor ou verniz? Outra dúvida, quanto tempo demora para a pintura “curar”, já que em outra ocasião, pintei um móvel e tudo que eu colocava por cima, grudava, porém ele não tinha acabamento nenhum, só tinta pva mesmo. Obrigada

    1. Olá Regiane boa tarde, o problema da tinta PVA e de mais algumas tintas a base d’água, é esse efeito “gruda-gruda”, tintas a base de solvente ja tendem a não ter esse efeito. Você pode utilizar algum verniz incolor, como vitral por exemplo, ou outro verniz que seja indicado a base pva.

  72. Olá, gostaria de saber se existe algum corante para tinta nitrocelulose, pois tenho ela em branco, gostaria de tingir
    Posso usar corante xadrez?
    Senão, qual devo usar?

    1. Olá amigo ótima pergunta! Não indico você utilizar corante xadrez pois sua base é totalmente diferente da base Nitrocelulose, isso pode contaminar a tinta e causar problemas tanto na aplicação quanto na secagem, oque você pode fazer é ir até uma casa de tinta automotivas e moveleira e pedir pra algum vendedor te fornecer um pouco da pasta de cor desejada e apropriada para laca. Mas lembre-se nem todas a cores usam branco em sua mistura.

  73. Olá Anderson td bem?! Minhas portas da área externa e banheiro são de verniz, mas estragou com a água. Já arrumei e agora pretendo pinta-las. Qual tinta você indicaria? Obrigada

    1. Olá Ana boa tarde.

      Essas portas recebem chuva e sol incidente? Você pode pintar a porta com tinta esmaltes ou lacas, se quiser uma durabilidade maior você pode aplicar um verniz poliuretano sobre a pintura, ele é incolor e tem a melhor qualidade em proteção contra ações do tempo, mas lembre-se a porta tem que ser lacrada com o verniz, sem nenhum ponto com baixa aplicação e lembrando que a aplicação requer equipamentos específicos. Você pode também procurar vernizes pu’s a base d’agua que podem ser aplicados com rolos.

    2. Sugestão: o TIPO de letra não poderia ser maior para facilitar a leitura das receitas ?E a receita ficar mais fácil para imprimir em uma folha? Parabens pelo trobolha.Gasto das receitas .Alvaro

    3. Olá, Alvaro! Alteramos a letra para ver se facilita. Obrigado!

  74. Olá bom dia! Eu quero restaurar um Movel antigo dos anos 50, gostaria de ponta-lo de branco, estou na dúvida qual tita usar a nitrocellulose ou a PU ambas da sayerlack. Já me falaram que a nitrocelulose ela amarela com o tempo, isso é verdade?

    1. Olá Karina boa tarde, muito boa sua duvida, a laca N.C tende a adquirir esse aspecto com o decorrer do tempo, pois não possui tanta resistência a exposição a raios U.V, já a laca P.U não amarela ou sofre alteração em sua coloração, mesmo exposta. Lembrando que isso ocorre de acordo com o local onde o móvel ficará, livre ou exposto ao sol, ou mesmo em ambientes muitos quentes com objetos que reflitam muita irradiação solar.

  75. Olá, Pretendo reformar a minha rack, ela é na cor mogno, porém gostaria de pinta-la com uma cor marrom escura. Contudo, gostaria que ela ficasse com o mesmo efeito que ela possui agora, bem brilhante. Qual tipo de tinta é aconselhável nesse tipo de de situação? Agradeço desde já!

    1. Olá Eduarda boa tarde, sobre a pintura que deseja o indicado seria a aplicação de algum verniz brilhante, mas lembre que o verniz tem que ser da mesma base da “cor” que você irá utilizar que no caso é o marrom, por exemplo, se usar tintas a base d’agua procure vernizes com a mesma base ou que suportam a aplicação sobre essa superfície, se usar alguma tinta a base de solvente como lacas p.u ou n.c você deve aplicar o verniz com a a respectiva base ou a indicada.

  76. olá. Quero pintar um armário de madeira que tem uma tinta a óleo. Queria pintar numa cor cinza claro meio mesclado. o que você indica?

    1. Olá Doraci boa tarde.
      É provável que o armário fique em ambiente interno, livre dos raios do sol, você pode utilizar tintas a base de PVA, ou esmaltes a base d’agua, aplicando com pincel, rolo ou trincha. Lembre-se de respeitar as etapas da pintura e seu tempo de secagem

  77. Ola, gostaria de saber se posso utilizar laca P.U para porta externa de casa. Ou poderia me indicar alguma tinta branca para área externa?! e gostaria de uma tinta semi fosca ou com semi brilho.
    Obrigada,fico no aguardo

    1. Olá Andressa para pinturas em portas que sofrem com as sol e chuva no ambiente exterior indicaria esmaltes impermeáveis, são aplicados com pincel mesmo, porem requer reparo continuo, se quiser o melhor acabamento indico PU, porem dificilmente é encontrar o acabamento já fosco, você poderia usar o verniz PU fosco, sobre a pintura, ele tem o mesmo poder de resistir ao tempo e é super resistente a abrasão. Porém sua aplicação requer equipamentos moderados ou até profissionais.

  78. Bom dia. Muito bom seu artigo. Estou fazendo alguns móveis provençais e tenho dúvidas sobre qual tinta usar . Gostaria de uma tinta que tenha maior durabilidade pois eles serão alugados para festa e sempre que sujam precisa ser feito uma limpeza . Já usei pva e tinta esmalte a base de água e não me ajudou muito. Obg aguardo a resposta

    1. Bom dia Edna, moveis destinados a esse fim tendem a sofrer muito com o manuseio, como o aspecto pretendido é provençal(envelhecido) não há tinta melhor que esmaltes a base d’agua para esse fim, porém o desgaste se torna um agravante com o passar do tempo, oque eu indicaria a você seria uma aplicação de verniz sobre a pintura, pode ser tanto verniz nitro (a base de nitrocelulose, média resistencia) ou verniz P.U ( a base de poliuretano, mais resistente), ambos possuem acabamentos brilhantes ou foscos, mas antes é muito importante fazer vários testes e aplicações sobre a pintura atual, pois problemas na pintura ainda podem ocorrer 1 mês após a aplicação.

  79. Olá. Pintei as portas internas de minha casa com tinta acrílica alto brilho e com o tempo elas ficaram amareladas. Não usei antes nenhum impermeabilizante, luz eu e passei a tinta. Pretendo repinta-las. Qual tinta devo usar. Como devo proceder para que elas não ficam amareladas?

    1. Olá Fátima, certamente a tinta que amarelou não tinha resistência a raios UV, devido a isso a resina da base da tinta com o tempo acaba amarelando junto ao pigmento, o branco é a cor que mais incomoda já o restante delas não aparenta tanto o tal amarelamento. Procure por uma casa de tintas de confiança e procure por esmaltes a base d’ agua com resistência ao amarelamento e proteção contra raios UV, ou se não elas podem ser laqueadas com esmaltes poliuretanos também, mas é outro caso e necessita de outros processos.

  80. Boa tarde sou pintor e um cliente me pediu pra pintar 6 portas.as portas são pintadas de PU,qual a tinta mais indicada esmalte sintético ou a base d`aguá qual a mais apropriada.(ouvi falar que a base de água descasca).

    1. Olá Valer bom dia

      No seu caso já que são portas, algo que é muito manuseado e requer resistência eu indicaria fazer a pintura com laca, você pode usar tanto laca Nitrocelulose(fácil aplicação e sem necessidade de catalise) sobre a base PU bem lixada com uma lixamento gradativo, começando com lixa 320 e terminando com uma 400, ou você pode usar uma Laca PU(dificuldade média de aplicação e necessita de catalise).
      Esmaltes a base d’água muitas vezes acabam desplacando, isso ocorre pela base estar pouco aderente ou muito polida, também não indicaria usar uma tinta a base d’água sobre uma base sintética em PU, isso poderia acarretar problemas após a secagem ou até mesmo depois de um tempo de uso.
      Lembre-se sempre de usar EPI’S para pinturas em lacas ou qualquer uso de tintas ou primers a base de solventes, faça a pintura em locais livre de poeiras, no seu caso que são portas eu indico fazer a pintura na posição vertical onde o acumulo de poeira ou resíduos do ar não afetariam a superfície mais visível da porta.

  81. perfeito, tirou quase todas as minhas duvidas, o que vc me diria sobre uso de esmaltes sinteticos de alto brilho e tintas automotivas? elas teriam a durabilidade afetada em uma madeira que tem base acrilica em sua superficie?

    1. Olá Luiz boa tarde

      Obrigado por acessar nosso site e enviar sua duvida, a respeito da tinta automotiva ou esmalte alto brilho sobre uma base sintética eu diria que é necessário a remoção da base para melhor acabamento e durabilidade, já vi casos de aplicação de esmaltes e lacas sobre base a base d’água e por experiencia os resultados são satisfatórios porém apresentam falhas na pintura como casca de laranja e má aderência do acabamento.

      Indico sempre utilizar a base(fundo) da mesma marca da tinta e com o fim indicado, por exemplo, uma laca nitrocelulose da marca “x”, utilize primer nitro da mesma marca, ou para acabamento PU(poliuretano) utilize primer PU, sempre da mesma marca.
      Para cada caso há uma exceção, as vezes não há possibilidade da remoção da base, então indico fazer testes para ver se há reações no acabamento ou na cura e evaporação do diluente que no caso seria o thinner.

      Se tiver mais alguma duvida fico a disposição para ajuda-lo

      Att. Anderson

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho

Tecnologia por NB8.digital Creative Ecommerce - WooCommerce